AventureBoxExplore
Create your account
Farol de Santa Marta (Laguna SC)

Farol de Santa Marta (Laguna SC)

Farol de Santa Marta é um farol localizado no cabo de mesmo nome, em Laguna, no estado de Santa Catarina, Brasil.

COMO CHEGAR

A partir de Laguna, na rodoviária pegar o circular de nome "Farol" ou "Farol de Santa Marta" (tem os 2 nomes). O valor da passagem é de R$ 6,50 (valores de julho de 2015) e passa por muitos lugares e muitas paradas. Peça para o cobrador parar Em Frente ao Farol, não tem erro. Ficar atento aos horários desses ônibus, principalmente o último onibus que volta do Farol. O ônibus atravessa uma balsa onde todos os passageiros devem descer e subir no ônibus do outro lado.

Muito cuidado com o último ônibus que volta do Farol, ele volta somente até a saída da Balsa. Dessa balsa para a Rodoviária é muito longe para caminhar.

O FAROL

Farol de Santa Marta é um farol localizado no cabo de mesmo nome, em Laguna, no estado de Santa Catarina, Brasil. A estrutura é uma torre quadrada, em pedra, que possui lanterna e galeria. Suas paredes possuem 2 metros de espessura. O farol eleva-se em meio a um grupo de casas térreas de faroleiros e outros edifícios.

No topo de um morro, num pequeno promontório, a 45 metros acima do nível do mar, está localizado o Farol, a maior atração local. Com 29 metros de altura, é um dos mais potentes do Brasil em alcance e serve como guia para os navios que se aproximam do Cabo. No período noturno, a iluminação do Farol chama a atenção.

O seu alcance é de quarenta e seis milhas náuticas (oitenta e cinco quilômetros).

É possível visitar o farol por dentro e subir, mas deve ser agendado na Capitania dos Portos em Laguna, é preciso ligar ou ir pessoalmente com documentos e pré agendar. (no meu caso ficou para próxima...)

FAROL DE SANTA MARTA

Ao redor do Farol, desenvolveu-se uma vila com razoável infraestrutura para receber os turistas. Existem várias pousadas, hoteis, casas para aluguel em temporada, restaurantes (os melhores, estando em Laguna coma no Farol).

SAMBAQUI

A caminho do farol na Praia do Cardoso é possível visitar o Sambaqui do farol. Os "sambaquis" são uma importante fontes de estudos. Pesquisando seu conteúdo, pode-se saber sobre a vida dos primeiros povoados do atual território brasileiro, como sua alimentação, seus conhecimentos técnicos, a fauna e a flora da época etc. Os excrementos humanos fossilizados podem nos informar, por exemplo, sobre as doenças que aqueles homens e mulheres tinham.

Pelas centenas de anos as conchas, restos de peixes, escrementos vão sendo depositados formando uma montanha gigante e sólida chamada "Sambaqui". Os povos que habitavam o continente há milênios chagavam a enterrar seus mortos nessas montanhas.

Repare a altura desse sambaqui na foto abaixo, eu estou sobre a "montanha".

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Site da Prefeitura de Laguna: http://www.laguna.sc.gov.br

Link Direto Horários Ônibus para o Farol: http://www.laguna.sc.gov.br/horario-taxi-onibus.php

C
apitania dos Portos de Laguna: https://www.marinha.mil.br/dellaguna/