AventureBoxExplore
Create your account
Mochilão Laguna - SC

Mochilão Laguna - SC

Terra de Anita Garibaldi, onde foi Proclamada a República Catarinense durante a Guerra dos Farrapos. Tratado de Tordesilhas passava lá!

LAGUNA HISTORICA

A Cidade

A cidade de Laguna, terra da lendária Anita Garibaldi, é praticamente um "museu vivo", com seus casarões que guardam a fachada da época da Guerra dos Farrapos, abrigam bancos, lojas, prefeitura e todo tipo de comércio bem conservado. Andar pelas ruas de Laguna é como andar em um museu a céu aberto.

Marco do Tratado de Tordesilhas

Em 1493, o papa Alexandre VI criou um documento chamado Bula. Nesse documento, ficava estabelecido que as terras situadas até 100 léguas a partir das ilhas de Cabo Verde seriam de Portugal e as que ficassem além dessa linha seriam da Espanha.
O medo que Portugal tinha de perder o domínio de suas conquistas foi tão grande que, por meio de forte pressão, o governo português convenceu a Espanha a aceitar a revisão dos termos da bula e assinar o Tratado de Tordesilhas (1494).
O Brasil ainda não havia sido descoberto e Portugal não tinha ideia das terras que possuía. Hoje sabemos onde passava a linha de Tordesilhas: de Belém (Pará) à cidade de Laguna (Santa Catarina).

Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos

A igreja matriz da cidade é uma atração à parte. Nessa igreja Anita (que ainda nao era Garibaldi) se casou com o primeiro marido. A igreja tem mais de 300 anos de existência e lembra muito as igrejas de Ouro Preto.


Museu Casa de Anita

Museu que fica em frente a Igreja Matriz com peças e artigos da época em que Anita Garibaldi vivia na cidade. O lugar é pequeno (é uma casa) mas muito agradável visualmente, a entrada é paga e estudante NÃO paga meia. Mas é muito barato, cerca de R$ 3,00 (julho de 2015).


Museu Anita Garibaldi

Esse sim é um museu tradicional com 2 andares e muito a ser visto. Nesse museu estudante paga meia e o valor fica em torno de R$ 10,00 (inteira, em julho 2015). Nesse museu está a famosa mesa onde David Canabarro e Giuseppe Garibaldi sentaram e discutiram e após isso sairam pela sacada desse museu e proclamaram a República Juliana em 29 de julho de 1839.

Fonte da Carioca

Construida por escravos em 1863, a Fonte da Carioca, chamada também de "Fonte dos Namorados", segundo a lenda local, teria sido o local onde Giuseppe Garibaldi conheceu a Anita.
Ela possui uma Placa de Mármore abaixo da água o que diminui a temperatura consideravelmente.

Morro do Glória

Com seus 126 metros de altura, o Morro da Glória é o ponto mais alto de Laguna. Do local é possível avistar boa parte da cidade: praias, lagoas, bairros, etc. No alto do morro está edificada a imagem de Nossa Senhora da Glória. O monumento foi idealizado pelo padre Gregório Warmeling e construído pelo casal alemão Alfredo Staege e Elisa Faccio Staege, em 1953. Possui 14 metros de altura: a imagem tem oito, o pedestal quatro e as nuvens em gesso branco dois metros. A distância entre os braços abertos é de 4,50 metros. Muitos fiéis fixam placas de agradecimento aos pés da imagem após alcançarem graças.

LAGUNA DAS PRAIAS

Laguna também é conhecida por suas praias como a do Mar Grosso, Praia do GI, Praia do Cardoso, Prainha (Farol de Santa Marta) dentre muitas outras. A principal delas, a Praia do Mar Grosso, é possível chegar de ônibus circular que sai da rodoviária a cada 30 minutos pagando passagem comum. Vale muito a pena.

Jefferson Marchezan
Jefferson Marchezan

Published on 11/09/2016 00:09

Performed from 07/27/2015 to 08/03/2015

Views

3323