AventureBoxExplore
Create your account
Pico Paraná

Pico Paraná

A montanha mais alta do sul do Brasil está localizada na Serra Ibitiraquire, entre os municípios de Campina Grande do Sul e Antonina.

Com essa aventura que comecei minhas aventuras hehe
Foi no feriado da indepêndencia de 2012 que decidimos conhecer esse lugar maravilhoso. Por aqui sempre chove, mas nós demos sorte, ela não ousou aparecer para nossa alegria. Como já faz um tempo, não poderia fazer um relato detalhado dessa data, mas também não podia deixar de escrever já que foi a primeira.
Começamos a caminhada bem cedo e o dia começou assim, achamos até que teriamos que deixar pra outro dia, maaas ainda tinha muito pela frente e nada de desistir antes de começar :D Mas o Sol não demorou muito para dar a graça. Eu arrisco dizer que para quem não está acostumado a andar essa primeira parte é a mais cansativa, uma trilha limpa, sem raízes ou pedras no caminho, mas daquelas que parece que não acaba nunca (lembro que demoramos pouco mais de 2h nessa primeira vez). Até que chega-se a Pedra do Getulio, lugar onde o pessoal aproveita para descansar e admirar a vista do primero campo aberto.

É a partir dai que o pessoal começa a pegar trilhas para outros picos e se dividir pela Serra.
Nós como todos os navegantes de primeira viagem queriamos tirar foto de tuuudo, de todos os ângulos e passar por todos os obstáculos (que as vezes nem precisava kkk), mas passamos por corda e todos os ganchos. Depois de algumas horas avistamos pela primeira vez o Pico Paraná, a vontade de chegar foi maior ainda e junto percebemos de depois de todo aquele tempo, nós ainda estavamos muito longe do objetivo kkk Segundo mirante e elas ainda mais imponetes, Ibitirati, União e Pico Paraná. E agora uma foto do lugar que foi barra para mim, confesso que o medo foi muito grande, pensei em acampar por ali mesmo para não precisar passar por aquilo. Não tenho uma foto de perto do lugar, mas é o paredão da foto abaixo. O pessoal ficou lá me dando apoio moral e fisico, mas não queria de jeito nenhum, na verdade até tentei começar a subir, mas não via lugar para colocar o pé e não cair hahaha até que depois de um parto, eu percebi que não podia ficar lá e resolvi subir, fiz isso quase correndo e só parei depois de todos os degraus, já não via ngm atrás de mim, porque eles foram cautelosos e de vagar, contrários a mim que só queria acabar logo com aquilo kkk até hoje tenho receio desse trecho (acho q causou um trauma kkkk). Até o local que armamos acampamento (chamado de Abrigo 2), demoramos 9h pasmem haha Bom não estavamos com pressa nenhuma e aproveitamos para olhar cada detalhe durante todo o caminho. Chegamos por volta das 16h, armamos a barraca, jantamos Cup Noodles, apreciamos o por do sol *-* e a vista do lugar, ficamos sem água haha fomos dormir perto das 21h, eu não dormi nada achando que com aquele vento barulhento a barraca poderia sair voando, tipo tapete do Aladim hahaha A subida até o cume ficaria para a madrugada, não fosse o frio que passei com a penas uma blusa (depois emprestei uma haha) e o fato de eu não dormir nada durante a noite eu teria ido, siiim eu não fui até o cume do Pidp Paraná :'( hahhahahaa foram apenas os pais exemplos, quando acordamos (os filhos) as 6h decidimos ir até o cume, mas andamos durante um tempo e não parecia estar perto, ficamos com receio de deixar as barrcas sozinhas (o que é normal, mas só percebemos depois kk) e voltamos para o acampamento, para esperar eles voltarem.
Mas eu preciso falar já que sim eu voltei outras vezes e cheguei lá, afinal só o cume interessa hahahaa
Essa foto abaixo foi a vista do lugar mais alto que fui, depois disso voltamos. Mas nossos representantes foram até lá: Coloquei algumas fotos na galeria de tudo que encontramos nessa primeira experiência e olhares ao novo.
Para quem leu até aqui, desculpe a falta de jeito, mas esse é o meu primeiro relato e sobre minha primeira vez na montanha hehe lembro de muita coisa que senti nesse dia, mas acho que não devo me estender muito tbm.
Até a próxima :D

Jessica Monteiro
Jessica Monteiro

Published on 11/10/2015 22:36

Performed from 09/08/2012 to 09/10/2012

Views

2684

3
Renan Cavichi
Renan Cavichi 11/10/2015 23:11

Rsrs muito massa o relato e lindas fotos Jessica! Bem-vinda! :)

Jessica Monteiro
Jessica Monteiro 11/11/2015 01:01

Obrigada :D \õ/

Fabio Fliess
Fabio Fliess 01/04/2017 15:33

Muito show Jessica!!!!! Precisando muito conhecer essas montanhas do Sul!!! Parabéns pela aventura e pelas fotos!