/abcdn.aventurebox.com/production/uf/58eaf7d2616c4/adventure/5dbed600649ba/5dbed60068a9b-2.jpg)
Pedalada em Barcarena -PA
Fui convidado para atravessar a Baía de Guajará e conhecer as trilhas de Barcarena. Não pensei duas vezes !
Bike Trip Bikepacking Um amigo me convidou para conhecer as trilhas de Barcarena e não pude recusar. Acordei cedo, encontrei a galera no Ver o Peso, pegamos uma lancha paraense e navegamos até o porto de Barcarena.
Desembarcamos e começamos a pedalada. Atravessamos para o outro lado de balsa e pegamos a estrada rumo as praia que ficam de frente para Baía do Marajó. As pedaladas nesse região normalmente são tranquilas devido ao pouco ganho de altimetria. Os maiores obstáculos é o calor, humidade e a violência (que infelizmente assombra grande parte do país).
Estávamos em um grupo com 5 ciclitas. Um deles possuia família na região, conhecia alguns pontos e nos levou para ver de perto um igarapé que havia no caminho.
Pedalar em um ambiente com uma presença tão forte da fauna e flora é realmente espetacular. Sou paulista, adoro a mata atlêntica e conhecer um abiente de mata amazônica me fez gostar ainda mais de explorar e conviver com a natureza.
Pedalamos cerca de 12km até chegar na casa em que iriamos almoçar. Mas antes do almoço, uma supresa agradavel: Tinhamos a dispição um pier a disposição para treinar nosso saltos ornamentais hahahaha, então foi só diversão.
Mergulhamos Bastante, nos divertimos, a fome chegou e então pudemos saborear o que a região oferece muito bem: Peixe assado! Taí mais uma coisa que sinto muita falta. A qualidade dos peixes do norte é fenômenal!
Após um cochilo - o que é quase uma lei - criamos coragem e fizemos o caminho inverso curtindo novamente a paisagem e nos despedindo daquele clima que até parece uma terapia. Estar entre amigos em um lugar lindo, com uma energia ímpar da natureza e ainda por cima pedalando, não tem preço.
Sou extramente grato pelo convite dessa pedalada e sinto muitas saudades dos amigos que deixei em Belém. Um dia voltaremos a pedalar juntos!
- Pra quem não tem familia na região mas quer conhecer, há opções de restaurantes e pousadas nas praias em frente a Baía do Marajó.
- Saíndo do Ver o Peso só irá utilizar duas conduções pra fazer essa trip: Lancha até Bacarena (ida e volta) e Balsa para atravessar o Furo do Arrozal (ida e volta).
