Jhon Amaral 09/11/2019 00:12
    Pedalada em Barcarena -PA

Fui convidado para atravessar a Baía de Guajará e conhecer as trilhas de Barcarena. Não pensei duas vezes !

Cicloviagem Bikepacking

Um amigo me convidou para conhecer as trilhas de Barcarena e não pude recusar. Acordei cedo, encontrei a galera no Ver o Peso, pegamos uma lancha paraense e navegamos até o porto de Barcarena.

Desembarcamos e começamos a pedalada. Atravessamos para o outro lado de balsa e pegamos a estrada rumo as praia que ficam de frente para Baía do Marajó. As pedaladas nesse região normalmente são tranquilas devido ao pouco ganho de altimetria. Os maiores obstáculos é o calor, humidade e a violência (que infelizmente assombra grande parte do país).
    Estávamos em um grupo com 5 ciclitas. Um deles possuia família na região, conhecia alguns pontos e nos levou para ver de perto um igarapé que havia no caminho.

Pedalar em um ambiente com uma presença tão forte da fauna e flora é realmente espetacular. Sou paulista, adoro a mata atlêntica e conhecer um abiente de mata amazônica me fez gostar ainda mais de explorar e conviver com a natureza.

Pedalamos cerca de 12km até chegar na casa em que iriamos almoçar. Mas antes do almoço, uma supresa agradavel: Tinhamos a dispição um pier a disposição para treinar nosso saltos ornamentais hahahaha, então foi só diversão.

Mergulhamos Bastante, nos divertimos, a fome chegou e então pudemos saborear o que a região oferece muito bem: Peixe assado! Taí mais uma coisa que sinto muita falta. A qualidade dos peixes do norte é fenômenal!

Após um cochilo - o que é quase uma lei - criamos coragem e fizemos o caminho inverso curtindo novamente a paisagem e nos despedindo daquele clima que até parece uma terapia. Estar entre amigos em um lugar lindo, com uma energia ímpar da natureza e ainda por cima pedalando, não tem preço.

Sou extramente grato pelo convite dessa pedalada e sinto muitas saudades dos amigos que deixei em Belém. Um dia voltaremos a pedalar juntos!

- Pra quem não tem familia na região mas quer conhecer, há opções de restaurantes e pousadas nas praias em frente a Baía do Marajó.
    - Saíndo do Ver o Peso só irá utilizar duas conduções pra fazer essa trip: Lancha até Bacarena (ida e volta) e Balsa para atravessar o Furo do Arrozal (ida e volta).

Até a próxima!

Jhon Amaral

Publicado em 09/11/2019 00:12

Realizada em 17/01/2015

Jhon Amaral

Cajamar - SP

Fotógrafo, mochileiro, corredor de montanhas, campista. Estamos apenas de passagem...

www.facebook.com/pergueu/

Fabio Fliess, Renan Cavichi e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.