/abcdn.aventurebox.com/production/uf/615e34d286894/adventure/616b7d448202c/616b7d44899c8-2.jpg)
Sobre sentir
Quero começar meu relato dizendo que a montanha nos acolhe, nos recebe com todo carinho e beleza, mas ela não se mostra sempre da mesma forma.
Na vida temos duas escolhas.
Nos frustar ou aproveitar o momento.
Os caminhos que percorremos são únicos.
A vista da montanha não é igual para todos.
Mas, mais que a vista da montanha, mais que a foto cinematográfica fica a experiência de viver o lugar, viver a superação do caminho.
A escolha será sempre sua.
Eu escolho viver o momento!
Portais de Hércules
Minhas duas aventuras neste lugar incrível, com intervalo de 18 dias.
Dia 16/05/21 Saí de casa super animada para conhecer o lugar que eu veria meu sonho de conquista as quatro grandes da Serra dos Órgãos, pois lá é um mirante incrível! Caminhamos ida e volta por 11 horas e adivinhem? Não teve janela, mal nos víamos no Portais.
Rimos demais! A menina que nos acompanhou no grupo brincou de soprar as nuvens e teve um pequeno resultado, consegui ver a pontinha da Coroa do Frade, pensa numa pessoa feliz.
Retornamos felizes, por vencermos os obstáculos da montanha. O caminho foi e é o processo mais importante.
A Janela
21/06/21 nossa aventura começou às 7h na portaria do Parnaso Sede Petrópolis.
Iniciamos a trilha e pensem num lugar que sobe. O percurso para mim não era novidade, mas parecia estar ali pela primeira vez. Quanta beleza!
Pude contemplar os mirantes do Queijo e do Ajax e não apenas ser uma parada para descanso como havia sido no aventura anterior.
E continuamos a subida que num dia de Sol fica mais cansativa, desgastante.
Chegamos no trecho mais puxado da trilha a Isabeloca, homenagem a Princesa Isabel que supostamente teria passado por ali.
É aquele trecho que a gente ri e se pergunta " por que eu não fiquei em casa?"
"E enfim chegou, Graças à Deus" uma brincadeira que o guia Maicon faz com seus clientes. Chegamos em mais um mirante chamado Graças à Deus.
E seguimos por mais um trecho até começarmos a avistar o Castelo do Açu ponto mais alto do setor Petrópolis. Paramos para um lanche em um local plano com uma vista incrível para o Rio de Janeiro. Uma visão espetacular em que o horizonte se perdia de vista, uma janela incrível de presente nos foi oferecida neste dia.
Enfim chegou o Castelo do Açu uma formação rochosa belíssima com pedras altas você se sente uma miniatura ao entrar nele.
Levamos 3 horas e meia da portaria do Parque até o Açu.
E começamos a descer sentido Portais de Hércules. Passamos pelo abrigo, famoso na época em que a Travessia estava aberta.
Retomamos nossa caminhada que até o Portais levou umas duas horas.
É uma caminhada longa, no trecho final a vegetação em alguns pontos me cobria. E na longa caminhada avistamos o Mirante do Portais de Hércules.
Caminhamos mais um pouco passamos por um trecho bem úmido escorregadio que passa uma água. Passado este trecho enfim contemplamos tal beleza. Chagamos no Portais de Hércules.
Dessa vez a montanha se mostrou de outra forma. Que felicidade poder contemplar a minha próxima aventura que foi o Escalavrado.
Minha ida ao Portais foi com um grupo muito bacana, Montanhistas muito especiais com vivências incríveis na montanha.
Agradeço a Verônica, Sandro, Kátia e ao meu amigo e guia Maicon Rocha que em 2021 me ensinou como superar meu medo.
Voltei com a certeza de que valeu à pena ir duas vezes num intervalo de 18 dias neste lugar incrível!
Parabéns pela perseverança Juliana! 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigada, Fábio!
Muito bem, Juliana. Fico muito feliz de ter se empolgado com os relatos. Continue, você transmite muita emoção em suas palavras. Parabéns, os trechos do Açu e Portais são lindos demais. Aliás, há algum lugar nessa serra que seja feio?!?!?! Ainda não vi. Abs.
Obrigada pelo incentivo, Marcelo! Realmente são lindos os trechos do Açu e Portais. Realmente a serra é incrível! Belíssima!! Abraço.
Que lindo texto *Sobre sentir* Belo relato e tbm muito bacana o reconhecimento que tem sobre nossos Guias de Montanhas. Parabéns!!!
Obrigada, Aline! Os guias fazem um trabalho excelente. O Maicon em especial me guiou várias vezes, se tornou amigo e me ajudou muito no processo de aprender a controlar o medo.