João do Carmo 01/02/2021 16:51
    PERNOITE NOS TRÊS MUNICÍPIOS - RJ

A montanha está localizada no estado do Rio de Janeiro entre os três municípios (Nova Friburgo/Cachoeira de Macacu/Teresópolis).

Trekking Montanhismo

A montanha está localizada no estado do Rio de Janeiro entre os municípios de Nova Friburgo, Cachoeira de Macacu e Teresópolis. O acesso normalmente é feito pelo Vale dos Frades – Teresópolis.

Segundo registros de pesquisas abertas, sabe-se que depois de três investidas, no dia 23/12/2001, os valentes montanhistas Francesco Berardi, Cláudia Bessa e José Carlos Oliveira, todos do Centro Excursionista Brasileiro, foram os primeiros a pisar no topo do assombroso cume na ponta de um penhasco com 2.080 metros de altitude.

Tomado pelo perigo iminente do novo, depois de 17 anos da conquista (1/5/2018), sozinho me aventurei nesta montanha e fiquei encantado com toda beleza da vista em 360º no ponto mais alto.

Entre 2018 e 2020 muitos quilômetros foram percorridos, dentre eles quatro subidas (Três Municípios) com grupos de amigos em “bate e volta”, mas nada apagava o desejo de passar uma noite lá em cima.

A subida no verão, por conta do calor é sempre sacrificante, porém grandes eram as chances de sucesso para uma trilha sem aglomeração.

Na véspera do final de semana (30 e 31 de jan), sem manifestações nas redes sociais para aquele local; tempo bom confirmado (sem chuvas), foi a vez de arrumar a cargueira.

Sol forte e mochila pesada nas costas, na manhã do dia 30, iniciamos à caminhada.

A trilha vai nos envolvendo de forma leve e ganhando dificuldade de maneira gradual. Num dos trechos é possível colocar a mão no Pico Maior do Vale dos Frades, eis que parte do trajeto é contorná-lo.

A vegetação é típica da serra do mar (mata/bambu/capim anta/lajes).

Pouco mais da metade da trilha, saímos do sufoco da mata e passamos a ter contato visual de algumas montanhas da região, como: Seio e Queijo da Mulher de Pedra, Morro do Carmo, etc.

Por volta das 16h30 concluímos nosso objetivo. É cume! E lá, somente a natureza.

Tomamos banho, montamos nossas barracas, assistimos os pôr do sol e preparamos o jantar, já contando com nascer da lua e do sol.

Companheiros dessa aventura foram Carla Albuquerque e Willian Chang.

Considerações:

Esta montanha tem acesso por propriedade particular, assim, encontrando algum morador, sugiro pedir permissão.

Não deixe seu lixo e traga o que encontrar pelo caminho.

Melhor época para boas janelas é no período de abril a setembro. Fora disso é possível a investida, contudo, grandes chances do mal tempo no final do dia (Fortes chuvas/raios, etc). Em contrapartida, tudo fica mais vazio.