AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Travessia Fazenda do Bolinha x Marco 22

Travessia Fazenda do Bolinha x Marco 22

A idéia era um treino para relembrar o trajeto e apresentar para o Ricardo e para Carina, para fazer a travessia mais díficil do brasil. ACE

Montanhismo Trekking Acampamento

A travessia do Bolinha x Marco 22, é uma das travessias poucos conhecidas porem bem casca grossa, com boa parte de díficil localização e um caminhar complicado em parte por dentro do rio, ela é uma excelente opção de treino para a ALPHA CRUCIS (A. C.), a travessia mais díficil do brasil, em partes por ser parte da A. C., e também por ter dar um belo conhecomento sobre o tipo de vegetação e relevo que irá encarar em boa parte da A.C., além de ter uma distancia razoavel de aprox 20km, ótima para um treino de FDS, sem a necessidade de um feriado prolongado. (PS: Track lock marcou apenas 1 hora sei la porque)

Eu, Carina e Ricardo iniciamos ela com um pocuo de atraso, nossa idéia era sair de casa cedo por volta de 8 da manhã e iniciar a caminhada no máximo as 10. Porém saimos próx a meio dia e iniciamos por volta de 14 da tarde, algo que atrasou bastante nosso roteiro.

A primeira parte da travessia, você anda pelo vale em direção ao Pico CIRIRICA, facilmente identificavel na serra paranaense por suas 2 grandes placas de metais em seu cume usado antigamente para refletir as ondas de rádio e fazer a comunicação entre a hidrelétrica Parigot de Souza e Curitiba, porém com o nosso atraso chegamos no última chance, ultimo ponto de água antes do cume do Ciririca(que seria nosso ponto de camping) já no excuro da noite, e para não ter que encarar as paredes com cordas do Ciririca no escurodecidimos acampar no última chance e iniciar bem cedo a subida do Ciririca.

Foi uma boa escolha pois, o local tem uma boa opção de camping com agua corrente literalmente na sua porta da barraca e bem protegido de vento e chuva, pois fica no meio da mata, além que trilha por ser pouco movimentada tava bem fechada e precisamos abrir boa parte dela no facão. Novembro não é uma boa época para fazer ela, a trilha tem muita vegetaçãoq ue solta muito pólen o que me atacou uma leve alérgia, mas nada que agua no corpo e um antialérgico nao resolva, porém se for mais sensivel a este tipo de alergia tome muito cuidado.

Pela manhã tomamos nosso café desmontamos o acamapamentoe iniciamos a caminhada por volta de 8 - 9 horas , sem muita pressa seguimos em direção ao Ciririca, iludidos que chegariamos hoje ainda a Garganta 365 e acampariamos por lá, para erminar domingo, em um ritmo super tranquilo. Nossas cargueiras estavam cheias então a velocidade não era nossa aliada.

Chegamos próximo as 12-13 da tarde no cume do ciririca, tiramos para fazer um leve almoço e um descanso rápido na rede, algumas fotos para registrar, o tempo como toda vez que vou para oCiririca ficou nublado boa parte, com apenas algumas rapidas janelas de visão, não coperou porém por volta de 14 começamos a descida e direção aos agudos ainda iludidos que por volta de 15 estariamos no Rio seguindo para a garganta, Bem iludidos por sinal.

Chegamos nas escontas dos agudos, parte da trilha que se divide pois a trilha nao passa pelos agudos se quiser ir lá vc precisa fazer um ataauqe bate e volta, o que não fizemos para não perder tempo, porém levamos umas2-3 horas para chegaraté o descampado, o que já nos colocou com um tempo curto para atravessar o rio até a garganta, então descidimos acampar ali e encarar o rio pela manhã com tempo e claridade.

Pela manhã após desmontar acampamento e tomar um café a desilusão, após um erro ao checar o GPs e ver de fora equivcada o caminho, pegamos um desvio que nos levou a andar 2 horas em circulos, quando demos conta disso vvoltamos e pgamos o caminho certo. Porém já era algo proximo as 111 da manhã então decidimos almoçar e tacar direto até a graciosa ( HAHA ILUDIDOS DE NOVO), bem fizemos as ultimas calabresa e Rap 10, alimentação tipica e quepor sinal estava ótima nessa altura, e seguimos pelo caminho certo.

O RIO

Vou destacar sobre essa parte, pois vale atenção, essa parte é a uma arte bem complexa e técnica pois você irá caminhar próximo de 4 km dentro do rio e acredite, não é um caminhar tranquilo, com corredeiras e pedras lisas, alem do risco de se machucar deve ficar atento para não perder a a entrada do desvio dele, onde irá pegar um caminho até a garganta 365, parte muito importante do trajeto, (tem um livro lá assine pois facilmente verá assinaturas de 1 ou 2 anos, de tão poucas pessoas que chegam lá), o problemas que outubro foi um mês muito chuvoso e isso levou varias arvores a cairem e destruirem a trilha, acrediteuma arvorecertenária caindo na trilha leva várias outras menores juntas e isso destrói qualquer rastro de trilha, por sorte e com muito esforço achamos o caminho porém nos tomou muito tempo, a noite foi chegando e estavamos próximo da cachoeira da Santa o marco ficaria a 5kmda li, porém esta é a pior parte de localização, existe alguns caminhos clandestinos de palmiteros por ali, o que te confunde e pode te fazer ficar perdido, então após a noite cair completamente sobre nós e estarmos ouvindo a cachoeira, decidimos acampar e levantar em cedo para terminar com segurança.

Pela manhã sem muita demora levantamos e iniciamos a caminhada, a trilha continuava com varias arvores ao chão e zero rastro de trilha, porém nesta parte já era mais facil pois apesar de não ter trilha, o gps ajudava com o caminho e rapidamenta a encontravamos novamente.

Chegamos proximo as 14 no Marco 22, acredito que foi um desafio enorme para Carina e para o Ricardo, pois o máximo que tinham feito era a Serra fina, uma travessia de nome mas sem dificuldade do nivel desta.

Comemos o clássico pastel de fim de trilha e conseguimos uma carona , pois o fim dela é na estrada da graciosa, uns 500 metros dali existe o Mirante Engenheiro Lacerda ponto turistico bem movimentado com o pastel que mencionei e que fica facil de conseguir carona.

Travessia realizada e treino feito, que venha A. C. 2020.

ME segue no Insta @joao_wanderlust

Joao Paulo Gonçalves
Joao Paulo Gonçalves

Publicado em 19/05/2020 05:44

Realizada de 15/11/2019 até 17/11/2020

1 Participante

Carina Moielli

Visualizações

3147

5 Comentários
Tiago Korb 23/05/2020 12:12

Fiz a ACE no ano passado e a trilha não passa mais no rio. Agora a trilha depois da descida do Ciririca emenda na Inter Agudos e liga direto no Tangará (do lado da Garganta 235). Cruza a Garganta 235 e sobe para o Cotoxós para ir para o Arapongas e desce uma trilha nova para chegar na trilha para o Marco 22. Importante frisar que na AC tem longos trechos de estrada para caminhar e na ACE a trilha só cruza a estrada da Graciosa em 3 pontos (18 metros).

Joao Paulo Gonçalves 23/05/2020 12:23

Porra Tiago, show. Bom saber pra essa trilha nova eu tenho que fazer ela que ainda não fiz, que vai pra o Tangará. A parte do Marco para o Arapongas já tenho uma noção mas essa do ciririca depois do Inter agudos não. Vou precisar treinar nela. Obrigado irmão, sabe de algum lugar que eu possa ler mais sobre.

Tiago Korb 23/05/2020 12:27

João, para obter informações sobre a nova ACE tens que falar com o Élcio Douglas. Ele e amigos abriram as novas trilhas e fizeram a primeira no ano passado. https://altamontanha.com/realizada-a-travessia-alpha-crucis-express/

Tiago Korb 23/05/2020 12:28

Minhas fotos da ACE (as do trajeto permitido). https://aventurebox.com/tiagokorb/alfa-crucis-express/photos

Joao Paulo Gonçalves 23/05/2020 12:30

Vou falar com Elcio. Pegar umas informações. Valeu.

Joao Paulo Gonçalves

Joao Paulo Gonçalves

Curitiba

Rox
120

Olá sou guia de montanha na região de Curitiba. Amo esporte, pratico montanhismo já uns 13 anos. Geralmente faço trilhas e travessias. MONTANHA!

Mapa de Aventuras
www.instagram.com/joao_wanderlust


Mínimo Impacto
Manifesto
Rox

Dri @Drilify, Bruno Negreiros e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.