AventureBox
Create your account Login Explore Home
Jose Antonio Seng 08/12/2022 15:26
    Acampando no Pico da Pedra Selada

    Acampando no Pico da Pedra Selada

    Trilha curta, em Resende, com vista para o PNI e bom local para camping

    Camping Trekking Hiking

    Já tinha decidido acampar na Pedra Selada fazia um tempo. A trilha é bem facil, com o caminho bem marcado e de facil navegação.

    Até convém alertar que está passando por alguma erosao nos trechos mais acentuados, como o que colocaram cordas para auxiliar na subida.

    Agua tem razoavelmente perto do pico (não tão perto assim, mas nada de dramático para uma trilha de 2,5km e 700m de desnivel).

    Tinha feito esta trilha em 2014, totalmente despreparado (sai de Nova Friburgo de madrugada e fui direto encontrar com um grupo no Graal Resende). E foi uma trilha terrivel. Só curti a decida. Rsrs.

    Desta vez não foi o caso. Mas o azar me acompanhou... preparei com a antecedencia de sempre a mochila e até tirei coisas que sabia que só pesariam, como carregador solar, duas roupas, etc.

    Mesmo assim fui mais pesado do que de costume porque queria usar minha barraca flying tent e a mochila deuter pilgrim 32+5, que fazia tempo que não usava. Mas o resto, como sempre, estaria no meu saco estanque grande da s2s que passei a usar para levar os demais sacos estanques dentro.
    Apesar de trazer um pouco mais peso, essa configuração traz muito mais praticidade na organização das coisas. Em especial quando vc faz o pernoite, seja em acampamento, seja em abrigo/hostel. Isso porque vc já associa cada cor de saquinho a uma coisa (saco vermelho = primeiros socorros; saco amarelo = eletronicos; saco azul = extras; saco laranja = pratos e talheres; saco verde = toalha e sabao; e por ai vai). Então estes pequenos sacos tem muito mais a função de guarda e compactação do que de ser estanque mesmo. O que vai proteger de eventual agua (chuva ou nadar em rio) é o saco estanque grande.

    O que ocorreu foi uma soma de fatores (sempre isso), em montei a mochila na minha antiga casa, e deixei ela na nova casa (fator 1); dei carona para um amigo e mostrei a ele meu equipamento (fator 2); sai tarde do Rio para Resende e ainda por cima demorei para chegar na trilha (fator 3 - não me lembrava que era tão longe de Resende assim). Por fim, estava um dia lindo, mas muito ensolarado e fiquei fazendo hora para subir, pois queria evitar o sol, com o peso maior da mochila (mochila + barraca + comida) (fator 4). Somado tudo isso, quando cheguei a area de acampamento, já deixei as coisas e fui para o cume (20 m acima), tirar umas fotos. Na volta, quando terminei de montar a barraca e fazer o jantar, fui verificar que o saco de dormir não estava na mochila. Ainda revirei ela toda, mas não encontrei. Então comecei a pensar nas soluções:

    1) descer com a mochila (levei 2,5h na subida, com o dia claro ainda), e ver se o saco estava no carro ou não. Se não estivesse poderia abortar de vez a trip.
    2) descer sem a mochila e pegar o saco de dormir no carro. Se não estivesse, poderia dormir no carro e subir de madrugada para pegar o nascer do sol.
    3) por fim, enfrentar as consequencias do meu descuido e torcer para ser uma noite atipica na Mantiqueira, com noites amenas.
    Bom, resolvi ficar mesmo. E não, não foi uma noite atipica... No meu telefone marcava 7º em Resende. Mas ali era bem menos. Mas não tanto quanto os -9º que deu no PNI. Não deu geada a noite, e foi uma noite bonita (como quase todas ali). Tive uma noite dificil, pois acordava toda hora e ficava contando o tempo para o sol (pq sei que, antes dele, logo nas duas primeiras horas que o antecedem, vem mais frio). Morri mas passo bem....

    Depois disso eu tirei mais fotos, do nascer do sol e desci. Foi tranquilo. Menos de 1,5h de descida.
    Desta vez não vou colocar o checklist que sempre coloco pq não teve novidade Fora a barraca e a mochila, usei de novo a espiriteira a alcool da omagear e fiz uma comida liofilizada.


    Jose Antonio Seng
    Jose Antonio Seng

    Published on 08/12/2022 15:26

    Performed from 07/23/2022 to 07/24/2022

    Views

    726

    2 Comments
    Marcelo A Ferreira 11/09/2022 15:37

    Belas fotos. Tenho que conhecer essa montanha.

    1
    Jose Antonio Seng 11/10/2022 02:58

    Marcelo, é uma das mais fáceis de ir e acampar no pico (um pouco abaixo). Recomendo.

    1
    Jose Antonio Seng

    Jose Antonio Seng

    Rox
    561
    Adventures Map


    Minimum Impact
    Manifesto
    Rox

    Renan Cavichi, Fabio Fliess and 451 others support the Minimum Impact Manifest


    Together
    Inclusive Adventures
    Rox

    Fabio Fliess, Bruno Negreiros and 182 others support the Together page.