AventureBoxExplore
Create your account
Pedra do Frade de Angra

Pedra do Frade de Angra

Trilha pesada (em orientação e peso (vai de cargueira) e distancia). A logística não é tão ruim. E tem agua quase todo o caminho.

Camping Trekking

Meus amigos, depois de um intervalo grande sem postar, e sem trilhar, e pior, com o cancelamento da que eu ia para Lençois Maranhenses, consegui uma trip de ultima hora para Pedra do Frade de Angra, nos dias 26 a 28/7/21 (não lotei o relato de fotos, está tudo a parte). Duvidas, perguntem !

Lugar fantástico.

No papel a trilha é ideal, 16km, sendo que subida mesmo só nos 2 últimos kms.

Na pratica... muito sobe e desce curto ao longo dos 14km iniciais. Charque e mata fechada na maioria do tempo. E sem dizer que esses 14km seria com cargueiras, já que o ideal é acampar no cume para ver a lua e o nascer do sol.

Inicio da trilha. Ainda em Brejal, via Bananal (do Rio, vai pela Dutra e entra na altura de Volta Rendonda, indo para Bananal).

Soma-se a isso a brutal quantidade de pessoas que vão para o cume. Então nossa estratégia foi sair cedo. Mas mesmo assim o cume estava muito cheio.

O que me levou a levar mais peso do que pretendia. Fui com minha barraca portante...

Confesso que tive bem intencionado a levar um simples tarp, como o Peter. Mas falta pratica ainda.

Mas mesmo assim fui leve. No esquema que temos falado por aqui. 9kg, fora agua. Comida ficou sendo chocolates e sopa.

Eu tirei bastante na comida, pq era só uma noite. E sabia que ia comer só snacks na trilha. E tb usei aquela mochila ta Totem Gear que falei aqui, de cuben fiber, pesando 450g.

O que pesou, e ainda não decidi se mudo ou não foi o fogareiro, penso numa espiriteira a álcool. Mas estou em duvida ainda.

Na parte mais exposta, temos 2 lances de escada, escalaminhada, cordas. Mas é mais seguro e menos exposto do que parece. E como fica sendo quase uma escada, o peso da cargueira incomoda menos. O tamanho da cargueira, nas escadas acho que incomoda mais.

Do cume temos uma vista majestosa da baia de Angra, Ilha Grande, e ao fundo o sertão da Bocaina. Com um pouco de sorte podemos ver algumas montanhas da cidade do Rio, como Pedra da Gavea e maciço da Tijuca. Também se avisa Paraty e o Mamanguá.

O cume não é tão frio quanto parece. Levei um spark II e um isolante ultralight, ambos da s2s. Foi mais do que suficiente. Alias, esse conjunto, como já disse, aguenta 80% das trilhas brazucas. Vai sofrer somente nas serras conhecidas como frias (marins, serra final, Itatiaia, petro tere, p. paraná, etc).

Agua: tem na trilha toda. Uma garrafa pet de 500ml já dá. No final, na gruta do alemão (primeiro ponto onde começa a subida forte, é tambem o ultimo ponto de agua). Então levar 2 garrafas pet de 1,5l para abastecer ali e cozinhar no cume). Recomendo um par, para não desequilibrar a mochila.

Fui com o pessoal da Carioca Adventure, que fez um excelente guiamento. O caminho de fato é cheio de bifurcações e li muitos relatos de gente que se perde.

Jose Antonio Seng
Jose Antonio Seng

Published on 07/01/2021 18:06

Performed from 06/27/2021 to 06/28/2021

Views

60

17
João do Carmo
João do Carmo 07/01/2021 19:51

Show de bola, José. Deu para ter uma ideia da dimensão. Obrigado

Jose Antonio Seng
Jose Antonio Seng 07/01/2021 19:53

Tenta um video, da Carioca Adventure, Pedra do Frade. Nao coloquei aqui por causa de direito autoral. Mas ali dá a perfeita noção do que seria a trilha. Eu fiz com eles e foi isso mesmo. Good vibes !

Edson Maia
Edson Maia 07/02/2021 08:57

Muito massa! Talvez para evitar a galera seja interessante fazer essa trilha em dia útil. Belo registro. Parabéns!

Jose Antonio Seng
Jose Antonio Seng 07/02/2021 10:06

Eu sempre penso isso, Edson. Se eu tivesse mais certeza do caminho, faria durante a semana mesmo. Sempre prefiro.

Fabio Fliess
Fabio Fliess 07/02/2021 19:27

Que visual bacana do cume hein José? Já tem um tempo que quero conhecer essa montanha. Só não sabia que estava tão procurada assim. Valeu pelo relato!!!

Jose Antonio Seng
Jose Antonio Seng 07/02/2021 19:39

Fabio, como o Edson recomendou, acho melhor fazer durante a semana, se possivel. Saimos bem cedo, mas parece que o pessoal que sobe de Angra direto, o faz mais cedo ainda. Chegamos no cume e já estava quase todo tomado. O tempo estava otimo. O que não complicou muito a superlotação.

Fabio Fliess
Fabio Fliess 07/02/2021 19:46

Concordo totalmente contigo e com o Edson. Acho que esse "fenômeno" já vinha acontecendo, mas piorou com a pandemia. Muita gente procurando trilhas e montanhas. Minha intenção, a partir de agora, é tentar fazer durante a semana nas trilhas mais "famosas".

Jose Antonio Seng
Jose Antonio Seng 07/02/2021 20:10

Eu já tou fazendo isso faz algum tempo. Programo antes e meto o pé no meio da semana. Dá sexta e já tou de volta e ninguém me cobra.