Jose Antonio Seng 26/11/2020 19:49
    Rui Braga invertido e Rancho Caído

Travessia que fiz em preparação para trekkings e hikkings no Peru, em 2019

Trekking Acampamento

Essa foi uma das muitas preparações que fiz para enfrentar a altitude do Peru, após o MAM ocorrido no inicio de 2019. (para maiores informações: https://aventurebox.com/renancavichi/mirador-plaza-francia-face-sul-do-aconcagua/report)

Pois bem, senti que necessitava não só de hikkings diários ou acampar em abrigos. Precisava vivenciar barraca, já que pelo menos em 2 trilhas seria isso que eu teria lá no Peru.

De fato, não se pode "treinar" para altitude no Brasil. Nenhuma das nossas montanhas oferece neve ou altitude suficiente para acostumar o corpo a evitar o MAM (mal de altitude).

Para tanto procurei um amigo, Felipe Lombardi, que me indicou o PNI - Parque Nacional de Itatiaia como um desafio razoavel. Teria ali uma oportunidade de acampar, pelo menos 2 dias, levar uma cargueira e experiencia de trekking sozinho.

Assim, juntei minhas coisas, encontrei uma otima "anjo", a Inez, que providenciou o transporte, já que a logisita é terrivel para o que eu queria (entrar na parte baixa do parque e sair em Maromba). Deixei o carro em sua casa e ela me levou para a portaria baixa e me pegou em Marmoba no dia combinado.

Ainda não tinha praticado todo o desapego, então acabei indo com a Deuter Futura Pro 60+15, com uma barraca nova (queria testar também), um quilt (primeira vez que uso), além do kit de cozinha da Seatosummit (mais que testado), a cafeteira prensa francesa e o aztec jetboil.

A primeira coisa que senti, alem de uma dor nas costas danada, porque estava tudo fechado na Ruy Braga e a cargueira não ajudava em nada isso, foi solidão.

Fiz todo o caminho, sem pressa, já que pelas minhas contas daria tranquilo não só para chegar no local do camping, mas ir até o Abrigo Rebouças. Mas nenhuma alma apareceu.

Para piorar, os abrigos existentes, Macieiras, Agua Branca e Massena (onde fiquei), eram dignos de filmagem para terror. Vejam as fotos. Completo abandono.

Bom, no fim do dia cheguei no Massena e montei minha nova barraca/tarpe/bivaque/rede (falo dela depois, em uma matéria).

E fiz a janta e, aproveitando a area do abrigo, deixei o café da manhã montado. Não tinha uma alma. Vento soprando firme e fui apanhar agua, distante pouca coisa do local. Não tem sinal de celular ali, só um pouco antes.

No dia seguinte, já na base das Prateleiras, encontrei uma guarnição militar. Tinham passado a noite fazendo treinamento, pelo visto. E me assustei com a quantidade de militares na parte alta do parque. Me disseram que durante a semana (ocasião que escolhi, por ser mais vazio) é isso mesmo. Eles montam barracas de campanha e fazem treinamento.

O Abrigo Rebouças virou um QG.

Bom, dormi por ali e aproveitei e fui ao Couto para aproveitar o fim do dia. E no dia seguinte faria a parte mais longa da travessia.

Era dia de Pedra do Altar, Cachoeira do Aiurioca, Ovos da Galinha e finalmente Rancho Caido (parecia que não ia chegar nunca). Confesso que me esqueci completamente da Pedra do Sino de Itatiaia, que valeria um ataque, já que não tinha hora mesmo para chegar.

A noite choveu, graças a Deus, bem depois d´eu fazer a janta.

Encontrei algumas pessoas de um grupo que estavam fazendo o mesmo caminho. Mas sai mais cedo e só os vi depois, já no fim da trilha.

O segundo dia de descida tem uma parte bem bonita, com a vista de todo o vale. E depois entra numa floresta, principalmente depois de atravessar a cachoeira, e de lá segue por mata fechada (menos fechada que a Rui Braga), e vc sai numa portaria (que nem sempre tem gente) já na beira da cachoeira do escorrega, em Maromba.

Ao final, cheguei na Maromba !