Jose Antonio Seng 19/11/2020 22:34
    Volta a Ilha Grande

Volta na Ilha Grande, completa, menos Pico do Papagaio.

Trekking Hiking Acampamento

No primeiro dia, assim que cheguei, virei do cais no sentido anti horario e parti para a trilha.

Praia da Preta

Praia de Fora

Enseada das Estrelas

Saco do Céu

Camping na Gata Russa. Recomendo o lugar. Encontrei um casal de SP que estava tb iniciando a trilha naquele dia e tinham tido problema com as botas. Nao sabiam se iam continuar. Espero que sim ! O meu tênis já tinha soltado a sola e decidi usar a sapatilha que tinha trazido para descansar os pés. Também não tinha certeza se continuaria a trilha.

No segundo dia, assim que decidi continuar com a sapatilha da salomon, cada dia passou a ser uma incógnita. Esse dia, alem de praia & caminhada, teve mergulho.

E depois encontrei outras companheiras de trilha, guiadas pelo João

Praia do Conrado

Praia da Baleia

Bananal

Camping em Bananal

O terceiro dia foi um dos mais longos (20.79km). De Bananal a Araçatiba.

Sitio Forte é uma praia bem diferente.

O Camping Bem Natural, em Araçatiba foi uma grata surpresa. Muito estruturado. No final de Araçatiba, mas subindo uns 150 degraus... a vista pelo menos compensou.

Matariz

Jaconema (é um desvio no caminho, mas merece a visita)

Passa Terra

Manguariquessaba

Enseada Sítio Forte

Tapera

Ubatubinha

Praia Longa

Lagoa Verde (passei direto e voltei no dia seguinte)

Praia da cachoeira

Araçatiba - Camping em Araçatiba

Araçatibinha

O quarto dia foi uma merecida pausa, já que estava quase finalizando a parte do continente da ilha. Fui conhecer a gruta do Acaiá. Lugar incrível, que jamais deveria sair do roteiro de travessia da ilha (as vezes, na pressa, tiram esse passeio). São 6km de ida.

Alias, no caminho, convém conhecer a Casa da Farinha, que está melhor explicado nesse link:

Dessa vez fui com o João e seu grupo. Foi o unico dia que peguei chuva na caminhada. Na volta fui até Lagoa Verde.

Praia de Araçatibinha

Praia de Itaguaçu

Praia Vermelha

Gruta do Acaiá

Lagoa Verde

O quinto dia foi uma “pernada” de Araçatiba até Aventureiro, passando por Provetá. A trilha é bem larga de Araçatiba até Provetá. Depois se torna uma subida sem fim até Aventureiro. Na verdade tem um bom trecho sem sombra (descida de Araçatiba e subida de Aventureiro). Mas é uma trilha tranquila.

Quase todas as trilhas de Ilha Grande são bem marcadas e tem agua.

Aventureiro é bem aquilo que falam: isolada, muito surf. A agua não é tão tranquila assim. Afinal é a primeira praia voltada para o oceano. Possui, como grande parte das praias, rio cortando a praia.

Fugindo do barulho, fiquei no primeiro camping da praia.

Praia de Araçatibinha

Praia de Itaguaçu

Praia de Provetá

Aventureiro

O sexto dia vi o nascer do sol em Aventureiro e depois subi o Sundara.

Depois, sai de Aventureiro rumo a Parnaioca. Fiz com o grupo do João.

Basicamente andamos pelas praias do Demo, Sul e Leste.

Atravessei o tal mangue. Agua pela metade da canela.

Apesar das praias serem desertas, há muito lixo trazido pela maré.

Olhando pelo google maps, as lagunas parecem pulmões. Recado da natureza ?

Parnaioca é bem encantadora. Vc já chega e é recebido por um rio com uma lagoa que, ao chegar na praia forma uma pequena corredeira (hidro gratis !)

Praia do Demo

Costão do Demo

Praia de Sul

Mangue

Praia do Leste

Parnaioca

Hoje foi um dos dias mais longos que tive. Tudo culpa da péssima política ambiental da Ilha. Não se pode acampar em Dois Rios. Nem se hospedar. A saída (se vc quiser contornar a ilha) é ir direto para Pouso e de lá para Palmas, onde há um camping. Isso significa percorrer perto de 35km e mais: passar batido em praias incríveis, como Dois Rios, Caxadaço (a minha queridinha), Sto. Antonio e Lopes Mendes.

Foi um dia de muita mata e pouca praia.

Então, e devido a um pico de chuva inesperado, sai de Parnaioca, almoçei e conheci Dois Rios e acabei ficando em Caxadaço.

Dois Rios

Caxadaço

Depois da chuva que ia e vinha durante a noite, e também de manha, as 8:30 o sol apareceu com força. E uma familia de bugios veio me acordar. Dei bom dia aos vizinhos, sequei a barraca e remontei a mochila.

Era hora de achar o complicado caminho de Caxadaço até Lopes Mendes, passando pela linda praia de Sto Antonio (outra que tem rio desembocando no mar, como alias bo parte das praias da Ilha).

O inicio do caminho é complicado. Recomendo fazer com GPS (além do celular com mapa offline - pq não tem sinal).

Mas a praia de Caxadaço e a de Santo Antonio compensam o esforço.

Decidi somente ir para Lopes Mendes no próximo dia.

Praia Santo Antonio

Praia do Pouso

Praia do Mangue

Praia de Palmas

Dia de conhecer Lopes Mendes !

Sai de Palmas, retornando a pouso e fui tentar o Farol de Catelhanos. Foi o dia mais puxado, ja que a trilha estava fechada no final. O farol também...

De lá fui até Lopes Mendes e voltei tão a noite que acabei dormindo em Palmas de novo.

Itaoquinha

Praia da Aroeira

Praia de Juruá (só foto)

Praia de Castelhanos

Lopes Mendes

Ultimo dia...

Já com saudades...

Sai de Palmas com destino a Abraão (para conhecer, finalmente).

Vou falar... a trilha parecia uma molezinha, mas não era tanto assim. Talvez eu estivesse cansado do dia anterior, não sei...

Bom, chegando procurei um camping (do Bicão, muito bom). E de lá fui conhcer a praia de Abraão até Abraãozinho.

Depois voltei para o outro lado, até a praia da Preta.

Encerrados os trabalhos.

Abortei a subida do Pico do Papagaio pq achei que tinha abusado da sapatilha. Mas estava um dia lindo.