AventureBoxExplore
Create your account
PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA – CIRCUITO 5 LAGOS

PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA – CIRCUITO 5 LAGOS

Experiencia incrível para quem gosta de estar em movimento e em contato as mais lindas paisagens da natureza

Trekking Mountaineering

INTRODUÇÃO

Esse é um roteiro que fiz duas vezes pela Cumbre Montanhismo , até então nao conhecia o Parque Nacional do Itatiaia, e fiquei impressionada com a beleza e a diversidade das paisagens que encontrei por lá , realmente um lugar que vale a pena conhecer.

1)ONDE FICA?

Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território. A Unidade está localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, próximo à Rodovia Presidente Dutra, tendo como pólo econômico mais próximo a cidade de Resende. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.

A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d'água, com diversas áreas apropriadas para banho. Tem fácil acesso a partir da Via Dutra e recebe o maior fluxo de turistas do Parque, concentrando a maior parte da estrutura de visitação, com destaque para o Centro de Visitantes, revitalizado para os 70 anos do parque

COMO CHEGAR A ITATIAIA?

  • De avião

O aeroporto mais próximo fica no Rio de Janeiro, a 194 quilômetros


  • De carro

O acesso para quem vem de São Paulo ou do Rio de Janeiro é pela Via Dutra (BR-116), Km 318


  • De ônibus

A viação Resendense (11-6221-1979) faz o trajeto entre São Paulo e Itatiaia. Vindo do Rio, as opções são as empresas Cidade do Aço (http://www.cidadedoaco.com.br/ / 21-2253-8471) e a Sampaio (21-2233-8325)

COMO É O PARQUE?

O parque é dividido em parte alta e parte baixa , na parte baixa encontramos muitas opções de cachoeiras , que em dias de calor fazem a cabeça, como a Cachoeira do Camapuã, Cachoeira Itaporani, Cachoeira Poranga , Cachoeira vel da Noiva e Lago azul.

Na parte alta destaque para as Prateleiras – 2.548m. de altitude , Pedra Furada - Caminhada média de 2h na altitude de 2.400m , Pedra do altar com 2.565 metros , e muito mais

CIRCUITO 5 LAGOS E PEDRA DO ALTAR

Como já deu pra ver , esse parque é realmente enorme, e da pra passar muito tempo por lá sem ficar parado.

Vou contar um pouquinho sobre o circuito 5 lagos especificamente , é um circuito relativamente fácil pra quem já está acostumado com o ambiente de trilha porque não tem muito desnível , e os obstáculos são tranquilos também , ou seja é uma boa alternativa pra quem esta iniciando no trekking e no montanhismo.

O percusso total tem 12 Km de extensão, fizemos a trilha no formato de travessia, onde vamos por um caminho e retornamos por outro, conhecemos grande parte do parque, sem repetir as trilhas.

O mais incrível na minha opnião foi ver paisagens muitos distintas em uma mesma travessia, passamos por lagos , bosques , e montanhas imponentes.

Iniciamos a trilha em uma altitude elevada, próxima de 2.400m, dentro do Planalto do Itatiaia, a trilha tem poucas subidas e descidas. Durante o percurso vamos apreciamos o ambiente dos Campos de Altitude da Serra da Mantiqueira, que apesar de ter uma vegetação mais baixa e rasteira apresenta uma diversidade enorme de espécies preservadas.

O circuito começou as 08h e terminou por volta das 16h do mesmo dia. O ideal é procupar alguma opção de hospedagem próxima a entrada do parque na noite anterior.

No percursso encontramos pequenos lagos de altitude, que dão o nome ao circuito e depois de algumas horas chegamos no nosso ponto culminante, a Pedra do Altar, com 2.665 metros de altitude, é a 11º montanha mais alta do Brasil, lá tivemos uma parada para fazer o lanche e contemplar as lindas vista do PNI.

A visão que temos no topo da Pedra do Altar é de tirar o fôlego, encontrei até uma "poltrona de pedra" ficando mais confortável ainda pra fazer meu lanchinho, e pra curtir aquele momento.

subida Pedra do altar

Vista do topo da Pedra do Altar

O roteiro é de nível fácil, perfeito para quem está se iniciando no trekking e montanhismo. Apesar de ter uma grande extensão, com 12 Km, é uma trilha que apresenta pouca elevação de subidas e descidas, além de poucos obstáculos naturais e dificuldade técnica baixa. Com um pouco de disposição e um leve preparo já é possível fazer esse roteiro, inclusive com crianças que já fizeram alguma trilha anteriormente.

A parte alta do Parque Nacional de Itatiaia fica na divisa dos estados do RJ e MG, entre os municípios de Itataia RJ e Itamonte MG.

obs: informações sobre o roteiro retirados do site da Cumbre Montanhismo

MINHAS CONSIDERAÇÕES

Não poderia ter escolhido um circuito melhor pra ir pela primeira vez no Parque Nacional do Itatiaia, esse percurso permite uma visão muito ampla do parque e é perfeito pra quem nunca foi antes , confesso que gostaria de ter ficado muito mais tempo pra poder explorar todos atrativos, tenho certeza que de uma próxima vez vou estender minha passagem.

Me impressionou não só o fato de muitos relevos diferentes, mas também uma fauna e flora muito rica e preservada , como sou muito ligada nos detahes, passei grande tempo da minha experiência observando e tirando fotos das plantas e de aves diferentes que encontrei por lá , algo que contribuiu ainda mais pra minha diversão

Fica aqui um pouco do relato da minha experiência e da recomendação desse lugar incrível, uma das nossas grandes riquezas ainda preservadas nesse Brasil.

Por ser uma parque tão grande e repleto de atrativos, é um passeio pra todos os tipos de pessoas des daqueles que curtem esportes ao ar livre como trilhas e escalada , até aqueles que gostam de comtemplar a paisagem, fazer um piquinique e se refrescar em cachoeiras.

Julia Galvão
Julia Galvão

Published on 01/30/2021 14:29

Performed on 10/03/2020

Views

295

2 Comments
Nicole Pierotti 01/31/2021 13:00

Quero muito ir mês que vem. Eh tranquilo ir sozinha? Trilhas bem delimitadas?

Patrícia Valente 02/19/2021 09:30

🔝😊

Julia Galvão

Julia Galvão

Taubaté

Rox
82

Aqui vocês encontrarão as vivências de uma universitária que gosta de se aventurar pela natureza e por culturas diferentes

Adventures Map
www.instagram.com/juliagalvao1/

40 Following