AventureBoxExplore
Create your account
Surf na Baía do Araçá

Surf na Baía do Araçá

Surf épico no mangue do Araçá em São Sebastião

Surf

Há uns 8 anos, desde que vim morar em São Sebastião, os surfistas locais e pioneiros daqui contam que existe uma onda surfável no mangue do Araçá. É como se fosse um fenômeno, acontece raramente, e atravessa a baía inteira, uma direita incrível. Muita gente diz que é mentira...que nunca viu...enfim...desde que escutei falar dessa onda, a coloquei como meta de vida!

Daí então subi no long...como já devo ter mencionado em outras aventuras, e mais doente ainda fiquei por surfar picos diferentes...idéia reforçada pelo amigo Renan Cavichi...rsrs.

Como fenômeno, o araçá funciona com uma condição específica: o mar tem que estar com uma super ondulação, e a maré baixa; e mesmo assim nem sempre é o suficiente para esta onda aparecer e empurrar um surfista.
Desde sempre, venho monitorando o mangue, sempre que entra um swell bomba por aqui corro lá pra espiar...e até o dia de hoje ela ainda continuava a ser uma lenda dos antigos.

Eis então que temos um super swell na costa de sudoeste, com lua cheia, muuuuito vento...a praia grande (balneário) onde trabalho mostrou as caras com meio metrão mexido...e que já estava me instigando a cair no mar mesmo com a chuva fina e tempo horrivel que estava.

Aí como um "PLIN" que bateu na mente, perguntei pros colegas de trabalho: que horas é a maré baixa hj?? E justo, ao 12:30 h, hora do meu almoço, a maré secaria. Corri pra casa pra buscar minha tábua de passar, e parei no mangue...TCHAM TCHAMMM! Lá estava ela! A baía do Araçá funcionando linda e perfeitamente abrigada do vento, com uma merrequinha abrindo quebrando lá atrás. :O

Voei pra casa, peguei a "Marcela-Diana" (assim que minha prancha chama :P) e zapei os colegas: BORAAAAA que é HOJE!!!

Chegando lá, enquanto me vestia pra cair, chega o brother Marcio Kellerman e registra tudo, de seu celular, muito longe, mas agora deixa de ser uma história de pescadora-surfista pra um momento eternizado!

Na sequencia meus parceiros de surf, Marcio Bezzi e Renato Yoshimine chegam pra cair comigo nesse dia mágico tão esperado!

Remada longa, quase desejei o bote de Chicama...rsrs...mas bem ali, quebravam não só direitas extensas, mas tb esquerdas lindas de meio metrinho a meio metro na série!

Uma onda gordinha, e muito diferente do que pensam, lugar limpo, com muitos peixinhos pulando ao nosso redor...me lembrando muito a ondinha de Santos, mas com outro visual.

Marcio Bezzi pegou uma direita que atravessou praticamente a baía toda!!!! :O

Uma tristeza me dá de pensar que é bem ali que querem construir o porto... :( e que tudo isso corre o risco de acabar. O ambiente de manguezal é um berçário natural, muitas espécies dependem dessa área para se alimentar, reproduzir, abrigar, enfim...viver! A Baía do Araçá não pode acabar!!! Essa onda tem que continuar a quebrar!!!

Essas fotos das aves e do mangue são do meu marido Leo Francini em outras ocasiões que passamos por lá.

CABEÇA FEITA e SONHO REALIZADO! Acredite se quiser!!!! :D

1
Renan Cavichi
Renan Cavichi 04/28/2016 09:21

:O Caraca, nem sabia dessa! Isso é novidade, também quero agora hahaha! Demais Ju, grande registro!

Juliana Yuri Saviolli

Juliana Yuri Saviolli

São Sebastião - SP

Rox
234

Médica Veterinária / Oceano Dependente / Surfista de alma/ Longboarder nas horas vagas

Adventures Map
www.julianayurisaviolli.com

714 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Dri @Drilify, Bruna Fávaro and 405 others support the Minimum Impact Manifest