AventureBoxExplore
Create your account
Pedra Azul

Pedra Azul

O Parque Estadual Pedra Azul, localizado em Domingos Martins, ES.

O Parque Estadual Pedra Azul foi criado em 1991 para proteger o patrimônio natural da região, em especial a famosa Pedra Azul, uma formação rochosa de granito com 1822 m de altura, atração que pode ser vista de longe. O Parque possui 1.240 hectares e uma variedade de opções de passeios a pé. Dentre as caminhadas mais procuradas, destacam-se a que leva às piscinas naturais, a que leva até a Pedra do Lagarto, a do Mirante e a da própria Pedra Azul, que incorpora em seu roteiro as passagens pelos locais anteriores.

O passeio que leva às piscinas naturais tem cerca de 1,2 km e inclui escaladas com cordas, com baixo nível de dificuldade. Com duração de aproximadamente 3h, esse passeio tem como atração máxima as nove piscinas naturais, escavadas na rocha pela ação do tempo e das águas. Já Trilha do Lagarto leva cerca de 1h para ser percorrida e permite observar, de longe, outra reserva natural, o Parque Estadual de Forno Grande.

A Trilha do Mirante é fácil de ser percorrida (cerca de 40 minutos) e permite avistar o Forno Grande. Com duração de cerca de 3h, é bastante exigente e só pode ser feita com autorização prévia e acompanhamento de um guarda florestal ou guia especializado.

Informações Gerais

Endereço: Rota do Lagrato (Rodovia Angelo Girardi), Km2, Pedra Azul, Domingos Martins, Espírito Santo. CEP: 29278-000

Telefax: (27) 3248-1156
Contato com os guias do parque Hélio/Carlos/Adílio/Michely pelo telefone (27) 99739-8005. É possível agendar as trilhas por esse telefone também.
Onde Fica:
O Parque Estadual da Pedra Azul está localizado nos municípios de Domingos Martins e Vargem Alta. Abrange as localidades de Pedra Azul, São Sebastião do Aracê e São Paulo do Aracê, distrito de Aracê, em Domingos Martins; e o distrito de Castelinho, em Vargem Alta.
Geografia:

Área: 1240 hectares.
Perímetro: 22.348,15 metros.
Clima: Pedra Azul está localizada em uma região de terras frias, acidentadas e chuvosas com chuvas concentradas nos meses mais quentes e estiagem nos meses mais frios.
Temperatura: A temperatura do mês mais frio, em média, varia entre 7,3 a 9,4° C e do mês mais quente entre 25,3 a 27,8°C.
Altitude: A altitude varia entre 1250 metros no centro de visitantes a 1909 metros no pico da Pedra das Flores, o ponto mais alto da Unidade de Conservação.
Solos: Os solos são constituídos por litossolos, solos rasos assentados sobre a rocha. As formações rochosas são proeminentes, aflorando em diversos pontos do Parque e proporcionando belas paisagens.

Infra-Estrutura

O Parque possui estrutura aberta ao público, com centro de visitantes e trilhas de fácil acesso. O centro de visitantes possui banheiros, bebedouros e coleções de fauna e flora.
Não há camping ou lanchonete no interior do parque, mas há hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, cafés e lojas de agroturismo nas proximidades, que oferecem diversos serviços e áreas de lazer.

Trilhas

As trilhas existentes permitem a contemplação de áreas de Mata Atlântica, passando por mirantes e piscinas naturais.
O parque possui duas trilhas:

  • Nível fácil: Trilha da Pedra Azul, com percurso de 1900 metros (ida e volta), onde os visitantes são conduzidos até a base da Pedra Azul, passando pelos mirantes da Pedra Azul e do Forno Grande. Outra opção desse percurso é passar pela trilha do Cedro Sentado, com percurso de 600 metros, onde os visitantes são conduzidos até o mirante da Pedra Azul passando por uma árvore de Cedro rosa que “sentou” sobre a rocha.
  • Nível médio/difícil: Trilha das Piscinas Naturais, com percurso de 2500 metros (ida e volta), onde os visitantes são conduzidos até as piscinas naturais escavadas sobre a rocha, com uma escalada de 97m com auxílio de corda. O banho nas piscinas é uma opção de recreação no local.
  • Agendamento

Todo passeio deverá ser agendado com antecedência de pelo menos 24 horas (1 dia), e deverá ser sempre acompanhado por um guarda-parque do IEMA.
Telefone para agendamento: (27) 3248-1156
O horário de funcionamento é de 8:00h as 17:00h.
Os horários de saída para o passeio nas trilhas são às 9h da manhã e à 13:30h da tarde.
O passeio pode ser feito por grupos de no máximo 20 pessoas.

Karina Trindade
Karina Trindade

Published on 07/25/2017 12:06

Performed on 07/23/2017

Views

2027