/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5b687ac33fb02/adventure/6306bfda5de6c/6306bfda63f6a-2.jpg)
Jornada Mulheres e Montanhas - Panelão Itaguaré
Pela primeira vez um grupo somente de Mulheres visita essa região, hoje uma Reserva de Patrimônio Particular Natural Gigante do Itaguaré
HikingO Despertar da Mulher é uma das Jornadas de Autoconhecimento que as mulheres do @mulheresemontanhas , Anna Gonçalves e Amanda Alvarenga, me convidou para desenvolvermos juntas, para conectar e preparar mulheres para as montanhas, e ao mesmo tempo, compartilhar vivências e aprendizados, além de muita diversão, astrologia, numerologia, tarôs, e consciência corporal. A Serra da Mantiqueira e os Andes, foram escolhidos.
Escolhemos o Sítio Serra do Gigante para ser nosso ponto de encontro, e base para desenvolvimento das dinâmicas. Ele se localiza na cidade de Cruzeiro, na região do Brejetuba, que fica aos pés da Travessia Marins x Itaguaré. Quem conhece a travessia, quando chega na Pedra Redonda, há duas regiões profundas em floresta, sendo uma ao lado do Pico dos Marins, e a outra do lado do Pico do Itaguaré. O Sítio Serra do Gigante está próximo à essa região do Itaguaré, e tem uma estrutura de camping e chalé incrível, além de trilha e aquatrekking.
A Jornada foi divida em cinco encontros, com níveis de dificuldade outdoor gradativo, e desenvolvimento pessoal, por meios de dinâmicas terapeuticas, constelações familiares, consciência e conexão corporal, rodas de conversas e rituais, além de muito aprendizado técnico, equipamentos, alimentação na montanha, e ambiental.
O Primeiro encontro elas tiveram a oportunidade de conhecer um local nunca antes visitado, por um grupo de mulheres, porém, avistado por muitos que cruzam a clássica travessia Marins x Itaguaré, pois é exatamente a região de mata na base do Itaguaré lado paulista. Esse local é a RPPN Gigante do Itaguaré, e está na cidade de Cruzeiro SP, e necessita de autorização e guia exclusivo para entrar na reserva. Vivenciamos um Hiking de 9km, em mata fechada, porém, em trilha histórica, com muitas quedas de cachoeiras, e a contemplação de uma paisagem regenerada, e pouquíssimo visitada, éramos nós, a montanha e a floresta. Além do Hiking, tivemos também Aquatrekking num trecho incrível do Rio Brejetuba, um dos rios abastecidos pela nascente da Pedra Redonda, da travessia Marins x Itaguaré.
Elas conheceram debaixo, o que as esperavam nas próximas jornadas....
Esse encontro aconteceu em Julho, o frio estava de bater os queixos, mas não deixamos de nos banhar nessas águas purificadoras da Serra da Mantiqueira.
Até a próxima Jornada Mulheres e Montanha, que foi na Travessia Ruy Braga, no Parque Nacional de Itatiaia....
