/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5596fbf579123/adventure/5a9dd70f41c97/5a9dd70f46507-2.jpg)
Aldeia Rio Silveiras
Uma ótima opção de trekking e imersão cultural neste local que luta para manter vivo suas raízes!
HikingEsta é uma ótima opção para quem procura uma atividade diferente, mesclando trilhas, cachoeiras e uma vivência com os índios locais que ainda conseguem preservar muitos dos costumes passados.
Localizada entre os municípios de Bertioga e São Sebastião, ocupando 948 hectares de terra, está a Reserva Indígena do Rio Silveira, que mesmo distante à apenas 1,5km da praia de Boracéia, luta para manter viva sua cultura, costumes e tradições. O maior desafio para os indígenas é o de fazer sobreviver sua história, e para preservar nada melhor que conhecer e respeitar.
Infelizmente a reserva tem pouca estrutura e ainda encontramos muito lixo espalhado, mas com um trabalho consciente espero que esta situação melhore.
Os moradores do local contam com o turismo para o sustento de suas famílias, mesmo a caça sendo permitida porém escassa, eles precisam constantemente de doações de alimentos, roupas etc para manterem – se.
Para visita é cobrado uma taxa e a venda de artesanato também é bem explorada.
A Mantra Adventure promove visitas à aldeia, onde são propostas atividades de imersão à cultura indígena e caminhadas por trilhas muito bem preservadas, além de acões sociais coma arrecadação de alimentos.
Para saber mais dos roteiros Mantra acesse: Mantra Adventure
Instagram: @mantra_adventure
@mochiladebatom
YouTube: Mantra Adventure
Facebook: Mantra Adventure
Puxa, demais essa experiência! Ficar mergulhado na cultura ancestral dos nossos povos originais, absorver um pouco da ciência, da cultura e ter uma vivência cotidiana, é uma experiência que, não tenho dúvidas, enriquece o coração e mente de qualquer um. Parabéns pela bela iniciativa!!!
Muito legal mesmo... E mesmo com a proximidade de Boraceia eles lutam para manter suas tradições... A escola local é bilíngue e as crianças são alfabetizadas em guarani, lutam firme para impedir à "invasão" de igrejas, o que certamente influenciaria para a perca da identidade deles!
Um luta dura mesmo... o bombardeio cultural do homem "civilizado" é constante, sem falar deste proselitismo religioso... são verdadeiros heróis, estes que permanecem firmes, sustentando a sua identidade.