AventureBoxExplore
Create your account
Circuito W de Bariloche - Argentina

Circuito W de Bariloche - Argentina

Com paisagens de lagos, florestas e montanhas nevadas este trekking nos convida à uma aventura inesquecível, pouco explorada por brasileiros

Trekking Mountaineering Camping

Um trekking para montanhista nenhum botar defeito! 75km de paisagens incríveis. Nem de longe é uma caminhada fácil, o desnível é bem acentuado e algumas trilhas não tem marcações, sendo necessário alguém que conheça bem a região para realizar.

Como fui em novembro e este ano foi muito atípico em Bariloche, a neve ainda tomava conta do caminho, o que dificultou mais a caminhada.

Me arrancou suspiros de receio de deslizar e rolar morro abaixo na neve, mas também me arrancou lágrimas de emoção com as paisagens maravilhosas das montanhas nevadas!

Meu companheiro de aventura foi o Ivan Goffi, montanhista e grande conhecedor da região.

1 dia:

Distância estimada: 11 km

Iniciamos a caminhada na Vila Catedral. Neste dia o caminho é bem demarcado e muito moviemntado, percorrido tanto por amantes de caminhadas quanto escaladores que encontram ótimas vias próximo ao Refugio Frey, o destino final do dia.

No Refúgio Frey é possível ficar acampado ou dentro do Refúgio, que conta com uma boa estrutura e até mesmo uma cervejinha no fim do dia.

2 dia:

Distância estimada: 13 km

À partir do Refúgio Frey pouquíssimas pessoas seguem. Eu não encontrei ninguém que se arriscasse a caminhar na neve!

Subimos em direção ao PASSO SCHMOLL e baixamos ao vale, onde seguimos, e, após ascender o Novo Paso, daria para ver o o Acampamento Jacob ao fundo, mas o Refúgio foi queimado, não restando mais nada dele. A neve neste dia dificultou muito a caminhada, mas em outras épocas do ano caminha - se muito em cascalhos soltos com muitas subidas e descidas.

No lugar do Refúgio já estão construindo outro e logo poderemos contar novamente com a estrutura de um Refugio novinho em folha.

3 dia:

Distância aproximada: 15km

Após uma boa noite de sono depois de um dia exaustante de caminhada na neve começamos a caminhada descendo o vale. Neste dia a trilha estava escondida na neve, mas depois de passar uma ponte com uma cachoeira lindíssima conseguimos finalmente sair da neve e o caminho passou a ser mais evidente e bem tranquilo, com poucas subidas, atravessando muitos rios de desgelo e muita cachoeira no caminho.

No final peguamos um transfer até o Refugio Goye, que conta com uma ótima estrutura de cabanas e camping.

Dia 4:

Distância estimada 14 km

Partimos do Acampamento Goye rumo à Laguna Negra. Caminhamos subindo por um vale bem sombreado (na verdade, boa parte bem escuro) até que começamos a bordear o rio, quando clareou e permitiu um visual das montanhas que nos rodeavam.

O dia parecia que seria tranquilo até que o vale se acabasse e, diante de nós, surgisse uma escarpa com um desnível de 700m.

Depois de cruzar a passagem mais alta, deparamos com mais montanhas além, mas já era possível ver a laguna belíssima e o refúgio ao fundo. Armamos nossa barraca no meio de uma mata de lengas num ponto bem protegido das fortes rajadas de vento, típicas da patagônia.

Dia 05:

Distância estimada: 14 km

A saída foi cedo, pois teríamos um dia longo e árduo pela frente. Depois de bordear o lago, por pedras que tem que ser cruzadas com auxilio de cordas e cabos já instalados permanentemente no local, iniciamos uma subida gradual até o alto de uma montanha de rochas esfaceladas. Aliás, as primeiras três horas são por pedras soltas, inclusive com uma íngrime subida, a partir do qual temos uma prestigiosa visão do Cerro Tronador.

Depois disso, foram mais duas horas de descidas até cruzar uma depressão. Na base do Cerro Lopez paramos para um lanche e, na nossa frente, um paredão impressionante, fosse pela elevação, fosse pela imponência.

Sim, era ali o único caminho para sair de lá. Com rochas e pedras soltas que insistiam em nos fazer voltar cada passo, encaramos mais uma hora e meia até que, emocionados, tivemos a visão espetacular dos lagos andinos e um horizonte a perder de vista. Fomos conhecer o Pico Turista e logo iniciamos a descida, que se compunha em metade do trajeto por rochas e, a outra metade, dentro da mata. No final da tarde chegamos ao cruzamento onde nosso transfer nos esperava.

Este Trekking foi desenvolvido exclusivamente para a Mantra Adventure e conta com guias que conhecem muito bem a região, já que tem "pernas" pouco conhecidas.

Para saber mais sobre o roteiro:

http://mantraadventure.com.br/web/destinos/internacional/circuito-w-bariloche/

Segue também:

Insta: @mantra_adventure

@mochiladebatom

Face: https://www.facebook.com/MantraAdventure/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCii6MiSiauL_0yMIQ1KngWg

Site Mantra Adventure: http://mantraadventure.com.br/web/

Laila
Laila

Published on 11/17/2017 13:51

Performed from 11/09/2017 to 11/13/2017

1 Participant

World Adventure Society

Views

7264

6
Renan Cavichi
Renan Cavichi 11/18/2017 10:09

Demais Laila! Meu destino era esse no meio desse ano, mas na escala em Buenos Aires todos os voos pra lá foram cancelados, umas das maiores nevascas dos últimos tempos, parou tudo! Tivemos de mudar os planos e fomos parar em Ushuaia! Ano que vem o plano é ir pra lá! Valeu demais por compartilhar a experiência, fantástico o registro!

Laila
Laila 11/19/2017 18:51

Pois é Renan, e agora em novembro já não era mais para ter tanta neve! O clima está uma loucura mesmo... Mas vá sim, é maravilhoso!!!

Carlos Araújo
Carlos Araújo 11/21/2017 20:07

Que legal saber quem temos uma Suíça aqui pertinho. Paisagens lindas!

Laila
Laila 11/22/2017 10:40

Lindo demais Carlos... Além da cidade ser encantadora tem trilhas maravilhosas e pouco conhecidas!

Carlos Araújo
Carlos Araújo 11/27/2017 22:31

Laila, eu quero muito ir no lado chileno... Puerto Montt, Puerto Varas e aquele vulcão Osorno...

Laila
Laila 11/27/2017 22:33

Carlos, são lindas opções... A Patagônia é encantadora!!!

Laila

Laila

São Paulo

Rox
482

Guia de turismo e Pedagoga apaixonada por atividades outdoor, fundadora do Projeto Mochila de Batom e sócia da agência Mantra Adventure

Adventures Map
mantraadventure.com.br

720 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Peter Tofte, Bruno Negreiros and 394 others support the Minimum Impact Manifest