Laila 24/09/2015 08:43
    Pico da Pedra - Camboriú - SC

Pico da Pedra em Camboriú - SC. Uma linda trilha, pouco conhecida e que vale muito a pena fazer!!!!

Depois de uma tentativa frustrada de realizar sozinha esta trilha fui mais uma vez para Camboriu, mas desta vez não estava só, tinha a companhia dos meus amigos Thomé e Sergi que é de Barcelona e veio visitar o Brasil, eles também nunca tinham feito esta trilha, mas resolvemos tentar.

Seguimos até o final da Estrada de Congonhas e lá deixamos o carro. Por sorte encontramos uma simpática moradora que nos forneceu a direção correta que deveríamos seguir.

Entramos na antiga Pedreira de Mármore da empresa Guarneri e subimos por uma larga estrada de terra. Ao final da estrada nos deparamos com um portão da pedreira fechado e um desvio para esquerda, continuamos subindo beirando a cerca da pedreira até um ponto onde se encontra uma bifurcação, então seguimos para a direita, iniciando a trilha por subidas bem íngremes por dentro da mata.

É uma subida bem puxada, mas não muito difícil. Demoramos 1 hora para subir e ao chegar ao cume uma vista deslumbrante apareceu diante de meus olhos. Podíamos ver todo litoral de Balneário Camboriu e Itapema, não é a toa que o pico da Pedra era utilizado como base de observação do Exercito durante a II Guerra Mundial.

Infelizmente as pedras existentes no cume estão todas pixadas e tinha um pouco de lixo lá em cima também, o que irrita bastante os amantes da natureza como eu! Munida de uma sacolinha recolhi o que eu pude e depois de um merecido descanso descemos.

Por causa das chuvas o caminho estava bem escorregadio e a atenção devia ser redobrada!

Esta é uma trilha que recomendo, mas que deve ser feita com as orientações corretas para que não se percam. Fica a dica e Boa Caminhada...

Esta tilha é pouco conhecida, mas para quem mora nos arredores de Balneário ou está de passagem por lá vale a pena dar uma conferida!!!!