/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5cf93a5a1ca2f/adventure/61eca8fcdff75/61eca8fce5265-2.jpg)
Parque Provincial Laguna Del Diamante
Localizado na provincia de Mendoza na Argentina, a laguna se formou sobre uma antiga caldeira vulcânica.
Montanhismo 4 x 4Localizado no Departamento de San Carlos, a 220 km da cidade de Mendoza, o Parque Provincial Laguna Del Diamante preserva o espelho d'água localizado a 3.250 m ao pé do vulcão Maipo (5.323 m) na Cordilheira dos Andes.
Uma paisagem majestosa cercada por altas planícies andinas e campos de escórias vulcânicas dão um cenário impressionante às águas cristalinas da lagoa. O avistamento de rebanhos de guanacos por toda a reserva é outro de seus grandes atrativos.
A Lagoa -de onde nasce o Rio Diamante- e seus impressionantes arredores, oferecem um ambiente ideal para a prática da pesca esportiva, acampar em alguns locais permitidos, escalar o Vulcão Maipo, avistar a fauna -guanacos e pássaros- ou o simples deleite com o extraordinário ambientes naturais oferecidos por esta reserva.
A Laguna del Diamante fica em uma antiga caldeira vulcânica -um enorme sumidouro em forma de "pote" produzido pelo colapso de um vulcão- do período quaternário e representa uma das principais manifestações vulcânicas da região andina. Seu teor de água é contribuído pelo derretimento do gelo, dando-lhe uma profundidade aproximada de 70 m, que por sua vez dá origem ao rio Diamante. Junto à lagoa ergue-se o Vulcão Maipo e ao refletir-se no espelho de água avista-se a figura rombóide do diamante que dá origem ao nome desta reserva.
Para ingressar ao parque é necessário prévia reserva, que pode ser solicitada no site https://www.mendoza.gov.ar/areasnaturales/laguna-del-diamante/
