Daniel Lira 30/11/2015 18:23
    Peñón de Ifach

Subida ao Peñón de Ifach localizado na cidade de Calpe, Espanhã.

O Peñón de Ifach é um Parque Natural situado na cidade de Calpe, costa branca da Espanha, banhado pelo mar Mediterrâneo.

A cidade é muito turística por suas praias de águas calmas. É mais fácil ver Ingleses, alemães e russos do que espanhóis em suas ruas. Mas, fugindo um pouco dos prédios de concreto, se destaca o Penón, uma formação rochosa de 332 metros de altura, impossível ficar indiferente à sua imponência.

O início da trilha para o cume é muito tranquila, tem até um centro de informações turísticas e uma catraca que conta o número de visitantes. Pelo menos por enquanto não é preciso pagar para subir. Após passar aproximadamente um terço do percurso é preciso atravessar um túnel onde precisa ter um pouco de cuidado pois além de não ter iluminação é um trecho em aclive e a rocha estava molhada e escorregadia. Logo depois do túnel havia um pequeno portão fechado e, como vi várias pessoas mais acima na trilha, interpretei como "a partir daqui o risco é seu". Pulamos o portão e seguimos subindo.

Não iria me perdoar se retornasse desse ponto. A trilha a partir daí necessita de um pouco mais de atenção, em diversos pontos uma queda não é uma opção (nada impeditivo, só ter um bom calçado e tomar um pouco de cuidado). Por outro lado a paisagem é de tirar o fôlego, a vista de diversos pontos é espetacular. Um checkup na bateria e espaço do cartão de memória da câmera antes de subir é recomendável.

Ao chegar ao topo você percebe que seu esforço foi recompensado, ali a euforia prevalece e só nos faltam asas para completar o sonho de voar.

Acredito que umas 3 horas é suficiente para subir e descer aproveitando bem o local. Uma dica é levar uma máscara de mergulho e snorkel, do alto vi vários lugares propícios e adoraria ter feito um snorkeling após descer mas não estava com o equipamento, uma pena.

Daniel Lira

Publicado em 30/11/2015 18:23

Realizada em 10/10/2015

Daniel Lira

Florianópolis - SC

Entusiasta por atividades ao ar livre como montanhismo, bike, Sup, etc.