AventureBoxExplore
Create your account
Travessia Cobiçado x Ventania

Travessia Cobiçado x Ventania

Travessia Cobiçado x Ventania, Petrópolis, RJ - 01-07-2017

Travessia Cobiçado x Ventania

A Travessia Cobiçado x Ventania fica na Serra da Estrela dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e faz parte dos Caminhos da Serra do Mar, é o segundo trecho. É uma travessia que pode ser feita de 2 modos, atravessando direto no mesmo dia, leva cerca de 5 a 6 horas, 12 km, andando na boa sem correria, ou então como já fiz uma vez acampando no Alto da Ventania. Tem uma ótima área de camping, ponto de agua e se o tempo estiver bom vai ter um lindo nascer do sol.

Começamos a travessia (01/7/17) as 9:30 com um dia muito bonito, céu azul, algumas nuvens e uma previsão de entrada de frente fria a tarde, mas o dia estava ótimo, tempo aberto e temperatura agradável. A subida do Cobiçado e no Bairro de Caxambu em Petrópolis. Aconselho a levar bastante agua porque não há onde pegar no começo, somente no fim, já no Alto da Ventania, tem uma capitação de agua, ou então no final da trilha mesmo. A subida do Cobiçado e exigente e dura, se estiver com sol quente piora, porque e totalmente descampado não há sombra.

É uma das trilhas mais bonitas do estado do Rio, na minha opinião, tem variação de dificuldade, e um visual lindo nos dias claros.

No cume do Cobiçado paramos para um lanche e para fotos, há algumas pedras do lado esquerdo que são ótimas para fotos. Com dia claro também da pra observar o Pico do Alcobaça e mais a frente os Castelos do Açu. De lá já dava para ver a frente fria se aproximando, mas esperávamos chegar no fim ainda com tempo bom.

Seguimos então em frente pelo lado oposto da subida em direção ao Pico dos Vândalos, desce-se um pouco e entra-se em uma trilha na mata. Nesse ponto há que ter atenção, há uma clareira na trilha em que há uma bifurcação, em frente, a esquerda e direita, siga em frente, não tem como errar, vai pegar uma subida em direção ao cume dos Vândalos. Pouco antes do cume há uma boa área para acampar. Do cume, que e o ponto mais alto da travessia, 1742m, se tem o melhor visual, da pra ver a Baia de Guanabara, o Pico Maior de Magé, os Castelos do Açu, e sensacional.

A trilha está muito bem marcada e sinalizada, dificilmente alguém se perderia, mas em caso de dúvida, fora a bifurcação acima da qual falei, tente se manter sempre a esquerda, se olhar no mapa a trilha e quase um círculo no qual você anda no sentido anti-horário, então na dúvida mantenha-se a esquerda ou pare, nunca a direita.

Depois do Pico dos Vândalos seguimos em direção a Pedra do Diabo, nesse ponto já começou a chover, nada demais apenas chuva fina e incomoda, não subimos ao cume, costeamos sempre com cuidado pelo seu lado esquerdo, porque tem algumas áreas bem expostas, tem que ter cuidado. Daí seguimos ao Tridente o próximo cume, que não tem um cume definido, é mais uma crista, com o dia claro tem um visual sensacional, pena neste dia estar chovendo e com muita neblina, não deu para ver nada.

Depois do Tridente vem uma descida bem escorregadia, se não tomar cuidado vai ser um tobogã na lama rss. Havia cordas no local, mas não sei porque foram retiradas, se quiser descer com segurança, ainda mais depois de um dia de chuva, aconselho uma corda de apoio.

Daí em diante é a parte mais bonita da trilha, uma caminhada por uma crista com capim baixo até o Alto da Ventania. Quando chegar na placa do parque com indicação da trilha observe o seguinte. Ai você pode virar à esquerda e descer, ou seguir em direção as torres de energia bem a frente, logo após as torres tem uma área excelente pra acampar, e dali um visual lindo do nascer do sol.

Caso resolva descer, seguindo pela trilha uns 200 metros à frente a duas variantes, a esquerda numa área de mata mais alta, tem uma área de camping, e dessa área uma descida de uns 10 metros num grotão onde há uma capitação de excelente agua. Seguindo a trilha mais a frente pode subir a direita e ir ao topo do Ventania. Dali há um lindo pôr do sol. Ou se for embora e só descer sempre em frente não tem como errar até o bairro de Caxambu. Se não tiver resgate ali é o ponto final do Ônibus que vai te deixar no centro de Petrópolis.

Na minha opinião não é uma trilha para iniciantes, mas é uma ótima opção pra quem já tem experiência em trilhas e quer se iniciar em travessias.