AventureBoxExplore
Create your account
Pedra Alpina

Pedra Alpina

Mais uma trilha clássica do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, acessível pela sede de Santa Rita.

Hiking Mountaineering

Há algum tempo que estava querendo conhecer a Pedra Alpina, principalmente em função do aniversário de 10 anos do parque. O início da trilha fica na sede do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, situado na localidade de Santa Rita, em Teresópolis.

Chegamos até a sede por meio da BR-116. Na altura do km 74, entramos na Estrada de Santa Rita e seguimos por 8 km até a sede.

O parque está bem cuidado, com placas de sinalização e outras informativas, abordando a flora e fauna locais.

Iniciamos o percurso pela esquerda (perspectiva de quem olha para a sede), acessando a Trilha do Jacu e passando pelo Poço Frio, até a indicação de início da trilha.

Início da trilha

Após as fotos de praxe, seguimos em frente em direção à Pedra Alpina. O trecho inicial tem a proteção das árvores, mas pouco a pouco, à medida que avançamos, a vegetação muda e os arbustos, e principalmente as samambaias, começam a predominar no terreno.

Já na metade do caminho, a exposição ao sol torna-se a regra, aumentando, e muito, o desgaste da trilha. No nosso caso, como o tempo estava nublado, não tivemos este problema (ufa!…). Continuamos pela crista da montanha até atingir o cume.

Cume da Pedra Alpina

A trilha em si, não é muuuuiiito longa. Em geral, atinge-se o topo em 1h30min. Entretanto, se estiver sol, pode contar que a exposição solar vai fazer um estrago. Assim, leve filtro solar e água! Principalmente no verão e se estiver sol!

Classificação
Esforço: Leve superior
Exposição ao risco: Pequena
Orientação: Fácil
Insolação: Alta

Louise Pedroso
Louise Pedroso

Published on 02/28/2020 08:44

Performed on 02/22/2020

Views

780