AventureBoxExplore
Create your account
Pedra do Triunfo

Pedra do Triunfo

O início da trilha, pertencente ao Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, é no bairro do Caleme, em Teresópolis.

Mountaineering Hiking

A trilha para a Pedra do Triunfo começa no bairro do Caleme, em Teresópolis. Para chegar lá basta virar à esquerda depois da Ponte do Imbuí e seguir até o Caleme, virando à direita na Rua Canário. Siga adiante, e vire à esquerda depois da ponte, permanecendo na Rua Canário. Deixe o carro próximo do fim da rua (não tem muito espaço mas dá para deixá-lo bem encostado de modo que não atrapalhe a passagem de outros carros).

Siga pela rua, que continua em estrada de terra (desta última vez, o trecho estava bem ruinzinho) até a indicação para o Monte Carmelo (à esquerda). Ali começa a trilha!

O Monte Carmelo é utilizado pela comunidade local como ponto de oração. O morro costuma estar bem cuidado, com grama aparada, e tem uma bela vista do entorno, inclusive da própria Pedra do Triunfo. A trilha continua do outro lado da área aberta.


Em geral, não é uma trilha difícil, mas tampouco há orientação indicando o caminho. Ainda assim, o ponto em que pode dar alguma dúvida é em uma bifurcação que desce à esquerda ou sobe à direita. Siga pela trilha à direita, subindo.

Mais adiante, em outro ponto, há um trecho de aderência. Caso a pedra esteja molhada, avalie a possibilidade de ir pela vegetação ou aborte, se julgar que a pedra está muito escorregadia. (A Pedra do Triunfo está sempre ali, então dá para ir outro dia com tempo mais aberto.) Em dia de sol, este trecho é vencido sem dificuldades.

A partir daí, a trilha fica mais inclinada e com vegetação não tão alta. Assim, em dias quentes de verão, este trecho costuma ser mais desgastante.

O cume tem uma vista de 360 graus da região e pode seguir até o outro lado, por uma trilha relativamente plana, para ver o Cantagalo bem de frente. Vale a pena ir lá!

Louise Pedroso
Louise Pedroso

Published on 02/24/2020 21:43

Performed on 02/15/2020

Views

391