AventureBoxExplore
Create your account
Pico dos Quatro (P4) com Garganta do Céu

Pico dos Quatro (P4) com Garganta do Céu

Trilha de acesso ao Pico dos Quatro e à Garganta do Céu. A trilha também é utilizada como acesso alternativo à Pedra da Gávea.

Hiking Mountaineering

Há tempos tinha vontade de ir até a Garganta do Céu, que me diziam tinha uma vista fabulosa do Rio, mas a oportunidade não aparecia. Eis que um grupo de amigos resolveu fazer uma micro trilha de verão, até a Cachoeira da Barrinha. Para quem não conhece, a Cachoeira da Barrinha fica logo no início da trilha para a Pedra da Gávea. No início mesmo, tipo... tropeçou, chegou na cachoeira!

Como não tinha planejado nenhuma atividade neste dia, topei a micro trilha, mas já com segundas intenções: quem sabe não convencia alguém do grupo a me acompanhar? E foi o que aconteceu (consegui 2 voluntários)! :)

A trilha começa na guarita que dá acesso à trilha para a Pedra da Gávea. Chegamos por volta de 07:30 para conseguir vaga no estacionamento. Pouco depois, as vagas se esgotaram!

Logo que o portão de acesso à trilha foi aberto, às 8hs, iniciamos nossa caminhada. Para pegar a trilha para o Pico dos Quatro (P4), é preciso seguir pela trilha da Pedra da Gávea até pouco depois da Cachoeira da Barrinha, onde há uma bifurcação. A trilha tradicional segue em frente, enquanto a P4 está à direita. Outra opção é descer até a cachoeira, atravessar o rio, e subir do outro lado, se apoiando nos galhos das árvores. Em ambos os casos, tem que pegar a trilha para o Pico dos Quatro e segui-la toda a vida.

O caminho segue em um zigue-zague por boa parte, mas na última meia hora de trilha, o aclive é mais acentuado, sendo necessário o uso dos braços para se apoiar nas rochas e galhos e chegar até o entroncamento na vertente da montanha.

Neste ponto, onde já se vislumbra a bela paisagem, a trilha se divide em três:
- em frente, descendo, o caminho segue até a Garganta do Céu; o trecho é curto, mas deve-se ter bastante atenção, descer o mais à esquerda possível, beirando a pedra, e não se apoiar em vegetação à direita, à beira do precipício.
- à direita, poucos metros depois, fica o Mirante do Pico dos Quatro, com uma bela vista para a Zona Sul e São Conrado; o lugar é ideal para o lanche de trilha e descanso.
- à esquerda, a trilha segue para a Pedra da Gávea, passando por cabos de aço e trechos onde o uso de corda se faz necessário para passar de uma montanha à outra e alcançar o cume da Pedra da Gávea.


Fomos até a Garganta do Céu e, na volta, seguimos até o mirante do Pico dos Quatro. Continuamos a trilha por um bom trecho, tentando alcançar o outro lado do P4, mas fomos vencidos pela mata bem fechada, com arranha-gatos e capim navalha pelo caminho.

Interessante é visão da Pedra da Gávea, a partir do P4: aquela imagem tradicional é totalmente diferente da que se vê ali.


Dali, voltamos pelo mesmo caminho, com pausa para aproveitar a Cachoeira da Barrinha no final do passeio. Afinal, uma cachoeirinha depois de uma trilha no calor do verão carioca sempre cai bem!

Classificação de trilha
Esforço: Moderada.
Exposição ao risco: Moderada; Crítica na Garganta do Céu.
Orientação: Moderada até o Mirante do Pico dos Quatro; a partir de então torna-se Difícil.
Insolação: Baixa (trilha toda por dentro da mata).

Louise Pedroso
Louise Pedroso

Published on 02/17/2020 22:17

Performed on 02/09/2020

Views

389