Lucas Santana 03/05/2017 14:19
    Rio Quilombo e subida pelo Rio Mogi

Um total de 40Km andando pelo vale do rio Quilombo e subindo pelo vale do rio Mogi

Início pela parte baixa de Paranapiacaba e fim pela parte alta.

Após estudar bem a trilha com relatos e tudo mais de quem já foi, resolvemos descer o rio Quilombo e também resolvemos dificultar um pouco as coisas: subir a serra pelo rio Mogi.
    Para isso, acampamos uma noite no Poço das Moças. Se for fazer apenas o Quilombo e volta de ônibus de Cubatão, um dia já está bom.
    A trilha até iniciar a descida do vale do Quilombo é boa e bem marcada. O problema é na descida, pois é raro as partes em que é possível detectar que alguém já passou por ali. Então é inevitável varar mato e descer pirambeiras se segurando em rochas e raízes.

Já no rio Quilombo, vimos uma trilha boa até determinado momento. Após um tempo varamos mato novamente. Bom que não é um mato não tão fechado. As partes que não dava pra ir pelo mato, atravessamos o rio e pulamos algumas rochas e então voltávamos pelo mato. O tempo todo assim.
    Já no segundo dia, encontramos um senhor que falou que existe sim uma trilha boa, mas não vimos mesmo.

Após o Poço das Moças e Barragem, é muito tranquilo a caminhada. A mesma segue em uma estrada e passa por vários sítios até a rodovia Cônego Domênico Rangoni.

O caminho pelo Mogi é tranquilo. Apenas uma força física a mais por estar contra a força das águas (subindo ele). O problema maior mesmo foi a subida da trilha após sair do rio, logo depois da prainha. Como já estávamos cansados, subir de quase 0 á mais de 800 metros de altitude foi muito cansativo.

Caso resolver seguir este tracklog, apenas cuidado no final dele pois precisei carregar outro em alguns momentos da subida da trilha do Mogi, devido as várias bifurcações nele e porque já estava de noite. O melhor é conhecer esta trilha.

Também o sinal GPS fica ruim na descida do vale do Quilombo, fica bem diferente em vários pontos comparando com o tracklog que eu segui que foi este: https://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=13968877

O melhor é ter já experiências em trilhas longas e faro de trilha. Além de resistência física.

No mais, foi uma caminhada selvagem sensacional com paisagens recompensadoras e pulos nas águas geladas em vários momentos.

Lucas Santana

Publicado em 03/05/2017 14:19

Realizada de 30/04/2017 até 01/05/2017

Lucas Santana

Fabio Fliess, Peter Tofte e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.