AventureBoxExplore
Create your account
O Melhor dos Mundos é o Mundo Submerso

O Melhor dos Mundos é o Mundo Submerso

Mergulho na Ilha Rasa.

Saindo da Marina da Glória ainda em obra no Rio também em obra, a expectativa era de encontrar um amigo intrutor de mergulho e talvez descer aos 30m ou mais do naufrágio do Buenos Aires, mas foi bom ir à Ilha Rasa.

Sao 50 minutos de navegação, o mar estava calmo, mas é muito comum mesmo assim as pessoas passarem mal.

O mergulho para mim é uma atividade indescritível que combina muitas habilidades técnicas e a incomparável sensação de entrar em outro planeta com gravidade zero. Só experimentando.

Os mergulhos no Rio são invariavelmente frios e com visibilidade entre 6 a 8m. A água fica entre 14 a 16 graus que mesmo com neoprene é bastante fria. No entanto, até 5 metros a água estava à 22 graus, com uma excelente visibilidade de 12m. Entrar na termoclina era realmente um desconforto, sair de 22 para 14 graus em coisa de 30 cm! Mas nunca tinha visto condições tão boas de água.

Infelizmente meu conjunto fotográfico está bem amador, especialmente minha câmera. Resolvi não ajustar o tom das fotos porque fiquei confiando na transparência da água e também com dúvidas se a água estaria mais para o azul. Dependendo da água pode ser azul ou verde, no caso do Rio, gerelemtente é verde, e minhas fotos ficaram bastante verdes, mas deu para dar uma ajustada nas cores de algumas.

O guia, mestre de mergulho foi bem ousado, levou o grupo para passar por pequenas cavernas, embora numa delas como bastante corrente eu o seguia logo atrás quando ele desistiu e quando me virei para sair do local, quase fui puxado para dentro.

Havia muita vida marinha, novidade para mim em questão de Rio de Janeiro. Por conta da excelente visibilidade consegui ver um peixe morcego e um peixe pedra, muito difícil de ver. Ainda vimos uma arraia chita, baiacus, algumas moréias entocadas, peixes frades grandes e várias espécies de peixes donzelas.

A volta ao barco é um enorme contraste. Depois de passar por volta de 1 hora submerso, você se depara em subir a escada do barco com o equipamento pesado e a gravidade! Dá vontade de voltar pro mar.

Foi bom ver um Ilha tão perto da área urbana onde existe um enorme fluxo de navios e com a vida marinha razoável.

Luciano Gomes
Luciano Gomes

Published on 03/03/2016 14:10

Performed on 02/27/2016

Views

2272