AventureBoxExplore
Create your account
Agulhas Negras - Pontão

Agulhas Negras - Pontão

Subida ao cume das Agulhas Negras

Mountaineering Trekking Hiking

Como foi nossa primeira vez no parque, optamos por contratar uma guia autorizado e foi uma ótima idéia porque o suporte do Eduardo (Gute Passeios) foi fundamental nos trechos críticos.

Nos hospedamos bem em frente ao início da estrada de acesso ao parque, na garganta do registro. Chegamos lá às 7h no domingo e aguardamos pelo guia em frente à barraca da Lêda.

Faltando 10min pras 8h, o guia chegou com um grupo de 5 pessoas.

Então, iniciamos a subida pela BR mais alta do país, rumo ao posto do Marcão, portaria da parte Alta do Itatiaia. A estrada de acesso ao parque é muito ruim e requer muita atenção do motorista em carros mais baixos.

Passamos pela portaria e estacionamos os dois veículos no E-5, à direita da estrada que leva ao abrigo Rebouças.

A partir dali, antes da chegada no abrigo, já é possível ver o Morro do Couto (alt: 2680m) à direita e o maciço das Agulhas Negras (alt: 2791m), imponente em sua verticalidade riscada, à esquerda da estrada.

Quanto mais próximo você conseguir estacionar do abrigo Rebouças, melhor. No caso, o estacionamento E-1 é a melhor opção para quem vai subir as agulhas. São 32 vagas nesta área. Portanto, melhor chegar bem cedo!

Fizemos uma pausa no abrigo para utilizarmos os sanitários e ali recebemos as primeiras instruções do nosso guia.

Passaríamos por duas ramponas, a primeira mais inclinada e mais curta que a segunda. E teríamos dois trechos pra uso de corda. E, contando que todos estivéssem bem no cume falso, poderíamos chegar ao verdadeiro (apenas 30cm maior) ultrapassando uma fenda, com auxílio de cordas, para assinarmos o livro.

E deu tudo certo! O tempo estava perfeito, algumas nuvens ajudaram a encobrir o sol forte e ventou geladinho. Eu sou friorenta, mas fiquei bem de manga longa e as vezes um anorak. O feriado de setembro tem se mostrado promissor pra atividade!

Distância da garganta do Registro ao Posto do Marcão (portaria da parte alta do Itatiaia): 14km

Distância do estacionamento E5 ao Abrigo Rebouças: 2,1km

O track log, deste bate e volta nas agulhas, se inicia no estacionamento E-5 e termina no abrigo Rebouças, porque pegamos uma caroninha de lá ao estacionamento.

Luciene Corrêa
Luciene Corrêa

Published on 09/11/2021 15:33

Performed on 09/05/2021

1 Participant

Orlando Correa Netto

Views

48