AventureBoxExplore
Create your account
Serra Fina - 2019

Serra Fina - 2019

Travessia convencional iniciada na toca do Lobo com término na rodovia após o sítio "do Pierre".

Mountaineering Trekking

Chegamos em Passa Quatro na noite anterior ao dia de início do trekking. Fomos recebidos na cidade pelo Guto, parceiro do Charles, da Casa de Pedra. O Guto foi muito solícito e paciente, nos levando para comer em uma casa de empadas e lasanhas simplesmente deliciosas, depois nos levando e aguardando no supermercado, antes de nos guiar ao hostel. O local que escolhemos para nossas duas pernoites (uma no início e outra no fim da travessia antes do retorno à Nova Lima), se trata de um charmoso e acolhedor chalezinho aos pés da Mantiqueira. Se proprietário, o Charles, nos recebeu muito bem e nos deu todo o apoio sempre que foi possível a nossa comunicação durante a travessia. Fechamos o transfer e resgate também com ele e, assim, a preocupação ficou restrita a nossos esforços e afazeres exigidos na montanha.

Iniciamos com 7 membros na equipe. À tardinha do dia 16, alcançamos o cume do Capim Amarelo. Bom tempo e frio bem razoável, pelo esperado. Assinamos o primeiro livro e montamos o acampamento. Após o sol se pôr, encasulamo-nos dentro da barraca para uma reparadora noite de sono. Um dos integrantes do grupo começou a dar sinais de esgotamento físico e a preocupação com ele abateu nossa euforia.

No dia 17, demoramos a levantar acampamento. O que acabou por prejudicar os planos de chegada no mesmo dia à Pedra da Mina. Montamos acampamento numa área intermediária, o que nos custou um dia a mais para completarmos nosso plano.

A chegada à Pedra da Mina, no dia 18, nosso terceiro dia de caminhada, foi inesquecível. Assinamos o segundo livro de cume e montamos acampamento num local perfeito! Todas as áreas de camping por lá, são frequentadas por ratos. Necessário ter cautela com lixo e alimentos, mantendo-os longe do alcance dos roedores atrevidos.

Ao amanhecer, o colega, que não estava bem, encontrou uma turma que desceria pelo Paiolinho e desceu com eles. O Alex foi, pra mim, um exemplo de superação porque estava mal e, ainda assim, conseguiu alcançar a Pedra da Mina e voltar ao chalé.

Quarto dia caminhamos da Pedra da Mina ao Pico dos 3 Estados e acampamos em mais um cume. O acampamento lá foi o pior dos 3 na minha opinião. Muito vento, muita umidade e muito lixo jogado na área restrita. Montamos nossa barraca ao lado de um montinho de lencinhos umedecidos e papel higiênico. A temperatura por lá também foi a mais rigorosa.

Quinto dia... a alegria do retorno tomou conta e vacilei com alguns cuidados que fizeram diferença... deixei de usar uma meia liner por baixo da meia de trekking como fiz em todos os dias anteriores e também desprezei o poder do sol por trás das nuvens e frio e não usei protetor. Vacilo! Meus dedos ficaram bem doloridos (até então não havia sentido nada, ficou clara a diferença com o uso correto das meias) e meu rosto ardeu muito mais tarde.

Fomos resgatados ao fim da tarde, início da noite, e fizemos um pitstop num restaurante. Depois que chegamos à casa de Pedra percebemos que não era necessário ter parado no caminho pois o Charles, além de oferecer jantar, possui um cardápio com deliciosos lanches e bebidas.

A Serra Fina é uma selva! Uns 60% da trilha é feita no meio de capim alto ou florestinhas de bambus, uns 20% de escalaminhada (os piores lugares têm cordas para auxílio), uns 10% de charco requerendo atenção para não afundar os pés e os 10% final de trilhinha nutella (quando feita neste sentido da Toca do Lobo para o sítio do Pierre). Na minha opinião, o nível de dificuldade foi diminuindo com o dias. Os pontos de água são bem conhecidos e não tivemos dificuldades neste aspecto, a não ser com o aumento de peso que acompanha o abastecimento.

Esqueci de mencionar a respeito dos lindos jardins de musgos e forrações nativas, flores lindas, bromélias... encantador!

Foi uma bela viagem, com sensação de conquista, amizades fortalecidas, tempo bom... Satisfação garantida!

Luciene Corrêa
Luciene Corrêa

Published on 06/25/2019 08:33

Performed from 06/16/2019 to 06/20/2019

1 Participant

Orlando Correa Netto

Views

1316