/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5bb266c412744/adventure/5bb26b63af8ca/5bb26b63b3624-2.jpg)
Ferreiro - Serra do Ibitiraquire
Ataque ao Ferreiro via Picada do Cristóvão
Alguns finais de semana atrás, havia feito ataque até o Guaricana. A ideia era ter feito o Ferreiro também, mas como nos perdemos para encontrar a Picada do Cristóvão, acabamos indo só até a entrada do Ferreiro e retornando.
Nesse final de semana, eu e o Caius decidimos atacar o Ferreiro. Dessa vez já conhecíamos melhor a trilha e sabíamos que não nos perderíamos como da outra vez. Estava muito quente, era meio dia, e o medo de encontrar cobras estava bem grande e nos deixando bem "transtornados". Aquela região é perigosíssima, e é muito comum encontrar algumas "amigas" jararacas por lá.
Conseguimos encontrar o caminho com tranquilidade e sem perdidos dessa vez. Percorremos o caminh até a picada muito mais rápido que da outra vez, mesmo cuidando bastante para andar por conta das cobras. Nosso primeiro susto foi com os carrapatos que peguei atravessando uma propriedade particupar, onde haviam cavalos. Estava lotada de aracníceos caminhando pelas minhas pernas, braços e até barriga. Tive que parar e retirar todos que consegui, pois a sensação de ter aqueles bichinhos caminhando na pele é perturbadora. No caminho para a entrada das montanhas um novo susto: pegadas enormes de algum bicho com quatro patas. Depois, pesquisando em casa, descobri que as mesmas eram de Anta! Ver aquelas pegadas na trilha, super frescas, com o tamanho da minha mão e afundadas uns 5cm na lama foi assustador. Quase desistimos da trilha por conta disso, ficamos com muito medo de encontrar um animal tão grande em um local remoto daqueles.
Passado o susto, retomamos o caminho, entramos na trilha do Ferreiro e começamos a subir. A trilha muda completamente, é cheia de bambus e o medo de encontrar as jararacas volta. Nessa hora nem dava para pensar muito no bicho que estava lá na Picada do Cristóvão. A trilha do Ferreiro é um pouco fechada, mas tem marcações, difícil de se perder se percorrer o caminho com atenção. Ela é um tanto aeróbica, mas não é tão longa, também não tem muitas janelas.
Quando a trilha abre e podemos avistar o falso cume, é lindo. Simplesmente uma das vistas mais bonitas que conheço na Serra do Ibitiraquire. É engraçado pensar que tão pouca gente conhece um lugar desses.
Algumas passagens pelo falso cume e podemos avistar o cume do Ferreiro com uma bela vista para o Ferraria, simplesmente impressionante! Fiquei só na vontade de atacar o Ferraria por ali, mas não havia tempo nesse dia, ficará para a próxima!
Dados Gerais:
Distância: 13,27 km
Ganho de elevação: 928 m
Demais Luisa! Começamos a conhecer algumas montanhas por aí esse ano! Região incrível! Bem-vinda! 🤘🏼
Obrigada Ana e Renan!! :)
Edu, eu nunca uso mesmo, hahaha! As picadas geralmente acontecem da coxa pra cima em trilhas, então prefiro andar com mais cuidado e mais rápido, à moda do trail running, haha!! Valeu!!
Show Luisa, as montanhas do Paraná são incríveis......
Demais, região linda de montanhas...
Sensacional
Adorei o lema: Mais leve, mais longe, mais rápido 👏🏻
👏🏻👏🏻👏🏻