Luís Felipe A. dos Santos 11/01/2016 18:48
    Volta da Ilha Grande - 6 Dias

Eu e meu amigo André, completamos a volta da Ilha Grande entre os dias 5 e 10 de Janeiro de 2016.

Não sou muito bom com descrições das trilhas, mas irei colocar, de forma resumida, os principais pontos dessa trilha e a minha visão sobre determinadas curiosidades ou pontos importantes a se preocupar antes e durante a trip.

GASTO MÉDIO TOTAL: R$ 400,00

SAÍDA DO FLEX BOAT ANGRA x ABRAÃO (EXISTEM VÁRIOS OUTROS HORÁRIOS, SENDO QUE O PRIMEIRO BARCO SAÍ AS 8:00): pegamos o de 9:00 horas, pois tinhamos que pegar a autorização para acampar na Praia do Aventureiro.

VALOR DO FLEX BOAT: R$ 40,00 (por pessoa)

AUTORIZAÇÃO PARA ACAMPAR NA PRAIA DO AVENTUREIRO (TURIS ANGRA): O local para se pegar a autorização é na Turis Angra, uma espécie de posto da Secretaria de Turismo de Angra dos Reis. A Turis Angra abre as 8:00. A Turis Angra fica próximo ao ponto de saída do Flex Boat para Abraão (cerca de 10 minutos a pé). É necessário apresentar identidade e CPF para pegar a pulseira e a autorização escrita para o camping no Aventureiro. Contudo, como fui em uma data com pouco movimento no Aventureiro, ao chegar na praia, vi que a autorização não servia para nada, e como já esperava, 90% das pessoas estavam acampando sem estarem munidos da pulseira e, muito menos, da autorização escrita. Portanto, uma exigência sem propósito nenhum.

FISCAIS DO INEA: A pressão dos fiscais do INEA nas pessoas que fazem trilhas pela Ilha Grande é grande. É perceptível que eles querem botar medo nas pessoas, para que sigam as regras legais impostas pelos órgãos ambientais. Contudo, como já previa, existem pouquíssimos ficais do INEA (usando colete bege/marrom ou camisa bege/marrom com o símbolo do INEA) pela Ilha, o que torna a fiscalização algo muito raro nas épocas de médio ou baixa temporada. Como estava fazendo a volta da Ilha dias após o Ano Novo, a fiscalização era bem baixa e a presença dos fiscais era raríssima. Chegamos a ser parados duas vezes por fiscais do INEA. A primeira vez foi logo depois de inicarmos a trilha na Vila do Abraão. O fiscal nos perguntou se iriamos fazer a volta e onde iriamos acampar. Apenas disse que iria acampar nos campings de Freguesia de Santana, e o fiscal me disse "Freguesia de Santana? Tudo bem então, boa sorte e uma boa trilha". Na segunda vez, haviamos parado no começo da trilha para o Caxadaço, e dois fiscais que passavam pela estrada Abraão x Dois Rios de moto, pararam e nos perguntaram milhões de coisas. Mas como não estavamos fazendo nada de errado, apenas botaram um medo dizendo o que já sabiamos, vale dizer, a proibição em acampar de forma selvagem nas praias e cachoeiras da Ilha Grande. As palavras dos fiscais eram para tentar causar medo e nos pressionar para seguimos as suas ordens. Então, caminhantes, não tenham medo, e não fiquem pressionados pelas palavras dos fiscais, pois é isso que eles vão tentar fazer. O que achei contraditório é a ausência de fiscalização do INEA na Ilha, principalmente nas praias da "Ilha de Fora" (como Santo Antônio e Praia do Leste e Sul), que tinham sua beleza descontruída pela presença de muito lixo em suas areais (vindas pela maré alta ou jogadas por criminosos que não possuem nenhum respeito pela exuberante natureza da Ilha).

CAMPINGS:
    - PRAIA DE BANANAL (Camping da Cristina): Área com grama, chuveiro com água quente e a Dona Cristina faz um almoço/jantar muito bom, com comida pra matar a fome de 10 mendigos! Ela também oferece lanches rápidos, como hamburguer. Existe tanque para lavar roupas e um varal montado pela Dona Cristina.

Valor do Camping: R$ 20,00
    Almoço/Jantar: R$ 25,00

OBS: Ao chegar em Bananal, pergunte para um morador da praia onde que fica o camping. NÃO PERGUNTE PARA NENHUM FUNCIONÁRIO DAS POUSADAS!! ELES VÃO DIZER QUE NÃO EXISTE CAMPING NA PRAIA!

OBS2: Escutei de alguns caminhantes, no ano passado (2016), que esse camping já não existia mais. Não sei se isso foi dito a eles por alguém da Pousada, um morador, ou eles mesmos foram lá tirar a prova. Portanto, não é mais 100% confiável a existência desse camping.

- PRAIA GRANDE DE ARAÇATIBA (Camping Bem Natural): Melhor estrutura de camping da Ilha! Parece que estavamos em um Hotel. O que achei muito bom nesse camping, foram as telhas/lonas que cobriam as áreas de camping. Conseguimos acampar sem colocar a capa da barraca, sem nos preocuparmos com uma possível chuva, pois estavamos protegidos por um teto de lona já montado no camping!
    O camping está situado 'quase' na Praia de Araçatiba, uma praia muito bonita e muito boa para a prática de snorkeling. Inclusive, conhecemos três pessoas no camping que conseguiram ver três tartarugas na Praia de Araçatiba!

Valor camping (sem café da manhã): R$ 35,00
    Valor camping (com café da manhã): R$ 59,00
    Almoço/Jantar: R$ 28,00

- PRAIA DO AVENTUREIRO (Camping Recanto dos Aventureiros/Camping 4 - Antigo Camping do Rubem): Camping muito bom! Longe da zuera do Aventureiro. Como estavamos na Ilha pra fazer a volta, estavamos em outra 'vibe' do restante das pessoas. Então, estavamos procurando um camping bom e tranquilo pra dormir. O problema é que o gerador de energia elétrica do camping ficava ligado até as 23:00, e do camping ao lado, ficava ligado até meia noite. Para pessoas com sono leve ou problemas em dormir, isso pode ser um problema, mas eu e meu amigo tinhamos um sono bem pesado, então, o barulho não atrapalhou em nada!
    O camping é bem completo! Tem uma boa área gramada, mas que fica exposta ao sol depois de 9:00 da manhã.
    Possuí fogão, tanque de lavar roupas, varal, chuveiro (água gelada) e um pequeno bar, onde vende cerveja, água, graraviton e alguns biscoitos.
    O dono do camping chama-se Joel. Um cara muito gente boa e sempre ajudando a galera em tudo! Conseguiu até consertar o chinelo havaianas do meu amigo que tinha arrebentado! hahaha
    O almoço/jantar/lanche/night na Praia do Aventureiro, fica por conta do restaurante/lanchonete do Camping do Luís. O restaurante costuma vender almoço/jantar até as 20:00.

Valor do camping: R$ 25,00
    Almoço/Jantar: R$ 30,00

- CAMPING DO DIA 5 (VER PONTO NO TRACKLOG)

SAÍDA DO FLEX BOAT ABRAÃO X ANGRA DOS REIS (TAMBÉM EXISTEM VÁRIOS HORÁRIOS)

Valor: R$ 40,00 (por pessoa)