AventureBoxExplore
Create your account
Pico do Sol - Santuário do Caraça

Pico do Sol - Santuário do Caraça

O pico do Sol está localizado no Santuário do Caraça/MG, tem uma uma altitude de 2.072 metros e é o ponto mais alto da serra do Espinhaço.

Hiking Mountaineering

No último dia 15 de novembro fizemos uma hike com destino ao Pico do Sol, localizado no Santuário do Caraça, com 2.072m de altura, é considerado o ponto mais alto da Serra do Espinhaço, sua ascensão é marcada por trilha batida e com pontos de escalaminhada a partir do ° quilometro de caminada. A ascenção ao Pico do Sol demanda resistência e força nas pernas devido às partes de escalaminhadas em todo o percurso.

O início da caminhada para o Pico do Sol é suave: são 2 km até a Cascatinha, uma das pérolas do Caraça. A subida começa por ali.

Antes de chegar na Cascatinha, pegamos a trilha à esquerda, que fica um pouco escondida, e é a partir daí que se inicia a subida ao Pico do Sol, já com uma escalaminhada que leva à parte da Cascatinha com dois poços belo poços naturais.

Após a travessia de uma mata e de um pequeno platô, inicia-se a subida mais exigente. À medida que se vão superando os obstáculos rochosos, o grau de dificuldade vai aumentando até atingir um outro platô, um grande mirante, o portal de entrada para o vale do Pico. A subida torna-se, então, mais suave, mas o vale é longo. Caminhando pelo leito rochoso do riacho que existe ali podemos apreciar suas corredeiras e piscinas.


Mesmo com o cansaço físico, devido ao longo percurso e às dificuldades do caminho, a exuberante beleza do vale nos impele e encoraja a continuar. No fim do vale, um abrigo em forma de concha, uma parada para descansar, reabastecer os cantis e se preparar para a última etapa, o ataque final.

Novamente uma subida íngreme e logo se chega ao topo do majestoso Pico do Sol, o cume da Cadeia do Espinhaço, depois de percorridos pelo menos 10 km. Um misto de realização pessoal e visão transcendente permeia e envolve aqueles que ali chegam.

Abaixo o nomes da galera que esteve presente nessa ascenção, e meu muito obrigado pela companhia e confiança:

  • Douglas Silva (Biologo e condutor credenciado no Caraça)
  • Alexandre Polar (Presidente Trepators)
  • Camila Couto
  • Jaquelyne Coelho
  • João Ayala
  • João Paulo
  • Livia Nepomuceno
  • Lourenço Marquez
  • Wesley Lourenço Prates

Se você curtiu essa aventura, todo ano tem especial pico do Caraça na Vara Mato veja os detalhes e nosso site.

Luiz Gadetto
Luiz Gadetto

Published on 12/21/2017 10:16

Performed on 11/15/2017

Views

5734

4
Fabio Fliess
Fabio Fliess 12/21/2017 22:18

Caraça é sempre incrível... Show de bola Gadetto!

Luiz Gadetto
Luiz Gadetto 12/21/2017 23:35

Valeu Fabio, lá é unico

Alexandre Polar
Alexandre Polar 08/29/2018 13:55

Caramba! Tô no relato. Tem a minha torcida!

Jorge Nentwig
Jorge Nentwig 07/03/2019 10:35

Animal parceiro, estou louco para conhecer esta regiao ai, logo vou para Catas altas MG e vou entrar em contato com o Sr. Luiz gadetto pra passar os betas ou ate guiar até o picos mais altos da regiao , Salve amigo! =D

Luiz Gadetto

Luiz Gadetto

Belo Horizonte - MG

Rox
220

Guia de trekking e expedições e fundador da empresa Vara Mato

Adventures Map
varamato.com.br

2 Posts


427 Following