Anhangava em família

Quando a familia toda vai para a montanha

O morro do Anhangava, no município de Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba é uma montanha de fácil acesso e considerada o melhor campo-escola para escalada em rocha do estado.

Seu cume está a apenas 1430 metros de altitude e fica na serra da Baitaca na serra do mar paranaense. Da cidade, segue uma trilha de pouco mais de 3km de extensão, tornando sua ascenção muito fácil.

Por este motivo, escolhi o Anhangava como sendo a montanha ideal para levar a família, num sábado ensolarado de inverno. Eu, Leila minha esposa, meus filhos Luiz Henrique e Lais, meu genro e minha nora Vinícius e Mariane.

Acordamos cedo, tomamos um belo café, arrumamos os sanduíches e as tralhas e rumamos de Curitiba a Quatro Barras. O dia amanheceu lindo, coisa muito rara em Curitiba e na nossa serra.

Ao chegar no trailer do IAP, na borda da trilha, fizemos o checkin e iniciamos a trilha, às 8h30 com apenas 3 graus de temperatura. No início a trilha é entre as árvores onde andamos na sombra o tempo todo, o que faz com que a sensação térmica seja ainda menor.

Como somos do Paraná, e aqui o frio é de raxar, encaramos com normalidade. Aos poucos a temperatura foi aumentando e nossos corpos aquecendo.

Eram pouco mais de 9h00 da manhã quando chegamos ao primeiro mirante, onde fizemos uma parada para reidratar e registrar algumas fotos. Em poucos minutos iniciamos a trilha e chegamos a primeira via ferrata.

O local é bem seguro e em pouco tempo vencemos os osbtátulos. Tínhamos no grupo dois marinheiros de primeira viagem e ainda a Leila, que faz de tudo para fugir desse tipo de programa.

Um pouco antes do cume, uma rampa de granito com uma inclinação de uns 45 graus estende-se por vários metros mas nada que torne difícil a ascenção. Neste mesmo ponto na volta, encontramos uma montanhista com seu pai próximo dos 70 anos, calçando um belo sapato social e com roupa domingueira.

Em 2h10 de trilha chegamos ao cume. Para a Mariane e o Vinícius seu primeiro cume. Para o Luiz Henrique e a Lais, uma volta ao passado, quando na infância estavam sempre conosco em nossas aventuras.

A volta foi rápida; pouco mais de 1 hora. Trouxemos de lembrança várias fotos e a promessa de uma nova aventura em família.

Luiz Carlos Piccinin

Publicado em 13/10/2018 20:09

Realizada em 11/08/2018

Viavertical

Luiz Carlos Piccinin

Pato Branco, PR

Sou empresário, montanhista, canoista, ex-paraquedista, fundador da equipe ViaVertical.

linktr.ee/luizinhopqd

Dri @Drilify, Fabio Fliess e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.