Canions de Santa Catarina

Travessia dos canions Laranjeiras, Portal e Funil

Camping Canyon Trekking

Partimos na quinta-feira cedo com destino a Bom Jardim da Serra-SC. Foram mais de 8 horas de viagem até a Pousada Laranjeiras Ecoturismo onde passaríamos a noite.

Aproveitamos para descansar e preparar as mochilas. Após o jantar, fomos logo dormir.

Amanhecendo o dia, nos preparamos para o gostoso café da manhã preparado pela dona Dalva e após alguns conselhos do seu Didio partimos rumo a fazenda que dá entrada ao canion Laranjeiras.

Foram pouco mais de 8km por trilha bem definida, que apesar de não haver marcação é fácil de chegar até a borda do canion.

O tempo estava nublado mas conseguimos contemplar a beleza indescritiva do lugar. Ficamos pouco mais de 1 hora e partimos em frente.

A partir do Laranjeiras, não há trilha, não há marcações e além do instinto, podemos contar com alguns tracks do wikiloc onde muitos não são precisos.

Contornando o Laranjeiras, começam os charcos, que realmente torturam qualquer um. Altamente necessária uma boa bota impermeável.

Seguindo no sentido do canion portal, passamos por uma floresta para contornar o abismo e entramos num reflorestamento de pinus. Nessa etapa, precisamos contar mais com a intuição que as trilhas do wikiloc pois algumas eram imprecisas.

Finalmente, às 16h chegamos ao canion portal onde estabelecemos acampamento. No primeiro dia percorremos aproximadamente 16km. Nesse momento, a pequena Filó, uma cachorrinha da pousada que nos acompanhou desde o princípio farejou uma lebre e se perdeu na vastidão dos campos de charco. Após vários minutos reapareceu quando tudo estava preparado.

Após um bom café e da janta preparada, nos reunimos no avanço da barraca para relembrar de aventuras passadas, e depois de boas risadas, dormimos até o amanhecer.

No segundo dia, o tempo amanheceu encoberto novamente porém com nuvens altas. Tomamos café, desmontamos acampamento e partimos rumo ao canion do funil.

Pouco mais de 6km o tempo fechou e uma camada de nuvem encobriu tudo. subimos até próximo a 1600m na parede norte do canion e descemos até alcançar o campo de acesso ao funil, passando por uma encosta de floresta pouco mais de 5km.

Como o tempo estava fechado e com previsão de chuva para o domingo, eu, o Jr e o Matheus resolvemos continuar até o estacionamento da Serra do Rio do Rastro e retornar a pousada para que no domingo retornássemos a nossa cidade.

Já a Carol e o Jorge resolveram encarar o acampamento do funil. Logo após a despedida, tivemos que colocar as capas de chuva nas mochilas e vestir o anorak pois uma nuvem de chuva nos atingiu.

Os últimos 6km foram de pura tortura. Os charcos nos roubaram energia, algumas bolhas surgiram e o cançasso era visível mas nada que roubasse o prazer do percurso.

Chegando na pousada, fomos recebidos novamente pelo simpático casal Didio e Dalva e a Filó finalmente voltou pra casa. Após um belo jantar e uma boa conversa, fomos pra cama.

Às 6 da manhã do domingo, tomamos um bom café, e depois das despedidas, retornamos a nossa cidade. Já o Jorge e a Carol chegaram ao estacionamento com o tempo fechado em torno das 10h30 da manhã e também encararam a estrada.

Conclusão:

• Lugar magnífico de uma natureza exuberante.
  • Não há trilhas nem sinalização ou seja, não é local para principiantes.
  • Os canions na parte de cima, teoricamente pertencem a 3 fazendas, porém mais outros dois arrendatários cobram "pedágio". O proprietário da fazenda do canion do funil cobra exorbitantes R$ 60,00 por pessoa e não oferece absolutamente nada além do visual. Como não sabíamos de toda essa história apenas pagamos R$ 10,00 por pessoa na entrada da fazenda do canion das Laranjeiras e pagaríamos pessoalmente aos outros caso encontrássemos pelo caminho, o que não aconteceu conosco. Apenas a Carol e o Jorge foram "agraciados" pela presença do último proprietário, pagando os 120,00.
  • Os charcos desgastam muito. Uma boa bota impermeável é fundamental.
  • A água, mesmo em épocas de seca é abundante, porém como há muito gado até a borda dos canions é crucial o uso de filtro/clorin.
  • É comum nuvens mesmo com previsão de tempo bom, encobrirem os canions, o que pode tornar a trilha muito perigosa.
  • O trecho entre o Laranjeiras e o Portal é o mais desafiador. Reserve bom tempo para cobrir o percurso e não ser surpreendido com a noite no meio dos pinus.

Published on 10/26/2020 13:09

Performed from 10/22/2020 to 10/25/2020

2 Participants

Viavertical Junior Baggio

Andrey Moré
Andrey Moré 10/29/2020 08:06

Luiz, muito bom seu relato. Na primeira vez que fiz essa trilha, fiz totalmente na neblina, do inicio ao final. O ponto crucial foi antes do reflorestamento de pinus, o mapa marcava para entrar na mata, porém não tinha nada demarcado, seguimos o mapa e no final deu certo. Na segunda vez, com tempo muito bom, também tivemos que pagar para passar pelo Funil. É uma trilha muito bonita e que eu faria mais vezes. Abraços.

Luiz Carlos Piccinin 10/29/2020 08:34

Valeu Andrey.. Obrigado.. :) Nos pinus foi bastante confuso ainda mais que estávamos seguindo um wikiloc muito louco. Sorte que estávamos com outro melhorzinho. Como fizemos ao contrário (laranjeiras-rio do rastro) pareceu mais confuso ainda. Mas é isso mesmo.. Também queremos repetir.. Quem sabe agora, chegar lá no Morro da Igreja.

James Polz
James Polz 11/07/2020 09:37

Já fiz essa trilha e é belíssima! Pena que o Funil esteja tão "largado"... Estive lá em setembro e encontrei muito lixo espalhado. Esperava mais cuidado de todos com a área.

Luiz Carlos Piccinin 11/09/2020 08:40

Pois é James.. O problema do Funil é que é acessível até de carro e aí sofre uma enxurrada de farofeiros em busca da foto para a rede social. Dessa vez, estava limpo mas saber até quando né?

David Sousa
David Sousa 01/05/2021 13:29

Parabéns este ta na minha lista

Luiz Carlos Piccinin 01/17/2021 09:52

Obrigado David.. realmente vale a pena

Jose Reinaldo Da Silva
Jose Reinaldo Da Silva 05/14/2021 21:29

Oi este sobre nome piscinin tem parente família mato grosso

Luiz Carlos Piccinin 05/14/2021 21:36

Oi José.. Parentes próximos não..

Pato Branco, PR

Sou empresário, montanhista, canoista, ex-paraquedista, fundador da equipe ViaVertical.

www.viavertical.com.br

Renan Cavichi, Bruno Negreiros and 405 others support the Minimum Impact Manifest

Renan Cavichi, Bruno Negreiros and 156 others support the Together page.