AventureBoxExplore
Create your account
Mini Aventura em Nazaré Paulista

Mini Aventura em Nazaré Paulista

Trilha, Pesca e Camping em Nazaré Paulista na Represa Atibainha

Geralmente quando acampo (mesmo selvagem), levo minha confortável barraca, meu quentinho saco de dormir, meu caloroso fogareiro e outros itens que nos trazem segurança e conforto. Mas na minha mente eu sabia a teoria para algo mais 'Sobrevivencialismo' mas na prática, nada sabia.

Bem, este ano resolvi começar a testar e colocar na prática os equipamentos e técnicas a muito aprendido. Mal havia pensado sobre o assunto e VOA LÁ, avisto uma linda represa onde até então era um local desconhecido para mim. Perfeito para o que eu queria e, a partir daquele segundo, começo a pensar em tudo o que sabia e me vendo tentando colocando em prática. Uau não sei nada, não sei pescar, não sei limpar peixe, nunca acendi uma fogueira..... haha Uma coisa eu sabia, seria uma aventura.

Chegando em casa já começo nas pesquisas, tentando localizar a represa que avistei e descubro que é a represa Atibainha. Linda. Localizei um local que eu poderia deixar o carro e caminhar pela mata até a beira da represa, claro, sem me afastar muito da civilização e não invadir uma área particular.

Começo a ficar ansioso sem ao menos ter uma data para ir até que descubro que na próxima sexta-feira é feriado no meu cliente e terei um dia de folga, ao mesmo tempo teria 4 dias para me organizar, nesse período uma amiga resolve encarar essa doidera comigo.

ORGANIZANDO OS EQUIPAMENTOS: Como é minha primeira vez confesso que me deu medinho, então para tudo eu levei um item de segurança onde, a ideia original é (era) 1- dormir na rede com uma lona, mas levei uma barraca de reserva, 2-comer o peixe que eu pescar mas levei mantimento, 3- fazer fogueira mas levei um fogareiro, 4- guiar por mapa e bussola mas levei o celular com gps. As listas completas dos materiais estão no Check list do post.

Antes de sair de casa tive problemas para a impressão do mapa, o que impossibilitou que eu treinasse a navegação e teria que utilizar o GPS. Chegando no local parei o carro na frente de uma casinha, o rapaz Edmar, muito simpático veio nos recepcionar e disse que não teria problemas deixar o carro no gramado do acostamento em frente a casa dele e me indicou o local que dava acesso a represa, pois já era um local frequentado por ele e alguns pescadores. Iniciamos a caminhada onde, inicialmente a estrada era acessível á carros (quando não chovia rs), deparamos com uma bifurcação a esquerda mas seguimos a direita tentando manter a rota na direção desejada enquanto havia trilha aberta.

Andamos um período até que transpassamos uma cerca e continuamos pela trilha, quando a mata se fechou percebo que, aquela rota inicial era para atingir o cume da montanha a frente e, conforme visualizado nas curvas de nível do mapa, para atingir o outro lado da montanha, teríamos que retornar e contornar. Decidimos retornar e tentar seguir pela cerca pois seguia-se pela ravina, mas após um tempo a mata se encontrava muito fechada novamente e decidimos retornar e seguir pela primeira bifurcação no inicio. Devido a previsão de chuva, minha preocupação era constante com minha amiga. Neste momento abandonei muito do que desejava para o dia e resolvi fazer o básico, encontrar um local logo, montar abrigo e comer.

Para a nossa surpresa, o caminho aberto se estendia pela costa da represa até uma área aberta, onde ja havia sinais de camping e fogueira, mas vimos que a trilha se seguia e resolvemos explorar mais e, com sorte, quem sabe ela não terminaria onde desejávamos kkkk.

Após mais uns minutos encontramos uma pequena bifurcação e a direita continha uma cancela improvisada, mas que acabamos transpassando e nos deparamos com uma espécie de ruina. Neste momento me veio imagens do filme da Bruxa de Blair hahaha... a trilha da direita acabava por ali. (mais tarde, ao estudar o mapa, vi que a cerca que seguimos anteriormente, devia acabar naquele local)

Virando a esquerda a trilha se seguia até uma cabana rustica e que continha alguns equipamentos e ferramentas. Nitidamente nosso clima de diversão mudou brevemente para um clima tenso haha, transpassamos a cabana e seguimos mais alguns minutos pela trilha onde, enfim, ela acabou em um dos braços da represa.

Retornamos para a área aberta onde havia o sinal de acampamento. Montei o abrigo com a lona enquanto ela limpava o local para armar a barraca. Infelizmente não haviam arvores próximas uma das outras para que eu pudesse armar a rede. Nessa hora vi que meu 'facão' não é adequado para situação. Além da falta de afiação, o cabo afrouxa e começou a girar kkkk


Lanchamos e fui investir na represa, sem saber se encontraria peixe, se conseguiria pescar, se daria tempo de acender a fogueira, se, se, se kkkk
Investi na pesca até onde minha paciência e preocupação deu, e fomos armar a fogueira. Ai sim, o desastre. Como havia chovido na noite anterior, nada se encontrava seco. Eu nem tentei acender com a palha, apelei direto para as iscas de fogo que havia levado. Ao menos a pederneira eu utilizei kkkk Manter o fogo aceso foi o grande desafio e depois de muito sofrimento, conseguimos preparar o arroz e as linguiças. Como São Pedro é um cara muito generoso, foi terminar a ultima linguiça começou a chover. Ficamos no abrigo comendo e papeando por noite a dentro. Estava uma delicia a noite, até que o sono bateu e fomos para a barraca roncar até o dia clarear.
Enfim, foi só acordar, tomar café, arrumar as coisas e voltarmos para casa, mas confesso, sai de la pensando na volta.

Assim, quando fui pegar o carro, conversei com o dono da casa e descobri que aquelas cabanas sinistras eram na verdade deles e poderíamos utilizar em caso de necessidade.

Luiz Carlos G Lira
Luiz Carlos G Lira

Published on 02/13/2017 09:46

Performed from 01/20/2017 to 01/21/2017

Views

5059

2
-------------------------
------------------------- 02/17/2017 11:50

não mostrou a vara nem o peixe, rs

Luiz Carlos G Lira
Luiz Carlos G Lira 02/22/2017 11:10

haha a Vara está no cantinho da primeira foto e o peixe não peguei nenhum... ainda... terá volta..rs