/abcdn.aventurebox.com/production/uf/57d92c05b3300/adventure/582c9d46b48bd/582c9d46bbb50-2.jpg)
Serra dos Órgãos - Abrigo do Açu
Subida ao Abrigo do Açu na Serra dos Órgãos.
Enfim, depois de alguns meses de ingressos comprados e VAN alugada, enfim chegou o dia de fazermos a travessia mais bonita do Brasil..... ha que delicia, nervos a flor da pele, concentração para minha primeira travessia e 3 dias de caminhada até que São Pedro resolve contemplar a cidade de Teresópolis com o recorde histórico de chuva no mês de novembro e levar a Petrópolis acima do nível espedo de chuva no mês.
Pois é, este relato seria de uma travessia Petrópolis x Teresópolis mas será apenas do trajeto até o primeiro abrigo: AÇÚ.
Saimos de São Paulo em uma Van de 15 pessoas e ficamos hospedados em Petropoles para descanso e recompor as energias para a travessia que sabíamos que não seria fácil, principalmente para nosso grupo misto de pessoas experientes e novatos.
Nas samanas que antecederam a viagem, vimos que o abrigo estava com sua capacidade quse esgotada portando poderiamos enfrentar uma grande quantidade de pessoas na trilha e na fila na fila do banho. Com isso, fomos cedo para o parque e acabamos sendo os primeiros a chegar dando a entrada e iniciando a travessia subida as 6:40h.
Em aproximadamente 500mts tem uma bifurcação para os poços do Paraiso e das Bromélias. Mas com o frio e o pouco tempo que tinhamos era inviáel entrar (na ida).
Com 2,3km de subida chega-se á bifurcação que leva a Gruta do Presidente e a Cachoeira do Véu da Noiva. Ao virar na bifurcação chega-se ao rio onde, assim que atravessa-lo esta na gruta do Presidente e continuando por mais 700mts e atravessando mais um rio, chega-se a cachoeira do Véu da Noiva.
+700mts chegamos á Pedra do Queijo na qual deve ser linda a vista.
Esse é o Alex, não tenho foto minha na pedra hahaha
Bem, subimos e passamos pelo Ajax, Isabeloca, Crista e o Cruzeiro até a chegada ao Açu e seu abrigo.
No caminho encontramos grupos que haviam subido na noite anterior mas desistiram devido ao mau tempo.
Aguardamos pelo dia seguinte torcendo para amanhecer sem névoa e chuva mas ao acordar as 5hrs não era possível ver 10mtrs para fora do abrigo, além da garoa que caía. Decidimos então voltar a dormir e retornar á Petrópolis.
Apesar da decepção, a cada metro abaixo era um passo a novos planos e uma vontade maior para retornarmos e contemplar a travessia mais linda do Brasil.
Serra dos Órgãos, me aguarde que em 2017 nós voltaremos a nos ver.
*NOTAS*
-Site para compra dos ingressos: parnaso.tur.br
-Pode se escolher entre: Beliche, bivak e camping.
-Optar por abrigo pode escolher entre banho quente ou frio. Banho frio de graça por tempo indeterminado. Banho Quente R$20reais (compra no site) por 5min.
-Cozinha do abrigo completa mas sendo utilizada somente para quem pegou beliche ou bivak. Camping não pode adentrar ao abrigo para nada.
-Meu celular resolveu me trolar e não funcionou o GPS então não tenho tracklog.
-Caminho bem sinalizado, sendo somente na crista mais dificil devido a sinalização ser por Totens.
parabéns
Opa muito obrigado. Sua ajuda foi fundamental.