AventureBoxExplore
Create your account
Serra dos Órgãos - Abrigo do Açu

Serra dos Órgãos - Abrigo do Açu

Subida ao Abrigo do Açu na Serra dos Órgãos.

Enfim, depois de alguns meses de ingressos comprados e VAN alugada, enfim chegou o dia de fazermos a travessia mais bonita do Brasil..... ha que delicia, nervos a flor da pele, concentração para minha primeira travessia e 3 dias de caminhada até que São Pedro resolve contemplar a cidade de Teresópolis com o recorde histórico de chuva no mês de novembro e levar a Petrópolis acima do nível espedo de chuva no mês.

Pois é, este relato seria de uma travessia Petrópolis x Teresópolis mas será apenas do trajeto até o primeiro abrigo: AÇÚ.

Saimos de São Paulo em uma Van de 15 pessoas e ficamos hospedados em Petropoles para descanso e recompor as energias para a travessia que sabíamos que não seria fácil, principalmente para nosso grupo misto de pessoas experientes e novatos.

Nas samanas que antecederam a viagem, vimos que o abrigo estava com sua capacidade quse esgotada portando poderiamos enfrentar uma grande quantidade de pessoas na trilha e na fila na fila do banho. Com isso, fomos cedo para o parque e acabamos sendo os primeiros a chegar dando a entrada e iniciando a travessia subida as 6:40h.

Em aproximadamente 500mts tem uma bifurcação para os poços do Paraiso e das Bromélias. Mas com o frio e o pouco tempo que tinhamos era inviáel entrar (na ida).

Com 2,3km de subida chega-se á bifurcação que leva a Gruta do Presidente e a Cachoeira do Véu da Noiva. Ao virar na bifurcação chega-se ao rio onde, assim que atravessa-lo esta na gruta do Presidente e continuando por mais 700mts e atravessando mais um rio, chega-se a cachoeira do Véu da Noiva.

+700mts chegamos á Pedra do Queijo na qual deve ser linda a vista.

Esse é o Alex, não tenho foto minha na pedra hahaha

Bem, subimos e passamos pelo Ajax, Isabeloca, Crista e o Cruzeiro até a chegada ao Açu e seu abrigo.

No caminho encontramos grupos que haviam subido na noite anterior mas desistiram devido ao mau tempo.

Aguardamos pelo dia seguinte torcendo para amanhecer sem névoa e chuva mas ao acordar as 5hrs não era possível ver 10mtrs para fora do abrigo, além da garoa que caía. Decidimos então voltar a dormir e retornar á Petrópolis.

Apesar da decepção, a cada metro abaixo era um passo a novos planos e uma vontade maior para retornarmos e contemplar a travessia mais linda do Brasil.

Serra dos Órgãos, me aguarde que em 2017 nós voltaremos a nos ver.


*NOTAS*

-Site para compra dos ingressos: parnaso.tur.br

-Pode se escolher entre: Beliche, bivak e camping.

-Optar por abrigo pode escolher entre banho quente ou frio. Banho frio de graça por tempo indeterminado. Banho Quente R$20reais (compra no site) por 5min.

-Cozinha do abrigo completa mas sendo utilizada somente para quem pegou beliche ou bivak. Camping não pode adentrar ao abrigo para nada.

-Meu celular resolveu me trolar e não funcionou o GPS então não tenho tracklog.

-Caminho bem sinalizado, sendo somente na crista mais dificil devido a sinalização ser por Totens.

Luiz Carlos G Lira
Luiz Carlos G Lira

Published on 11/17/2016 13:36

Performed from 11/13/2016 to 11/15/2016

Views

2613

2
-------------------------
------------------------- 11/18/2016 20:54

parabéns

Luiz Carlos G Lira
Luiz Carlos G Lira 11/22/2016 08:33

Opa muito obrigado. Sua ajuda foi fundamental.