AventureBox
Create your account Login Explore Home
Marcelo A Ferreira 10/04/2022 20:36 with 1 participant
    Ascenção ao Monte Roraima

    Ascenção ao Monte Roraima

    Conhecendo umas das maiores montanhas do Brasil. Um lugar inspirador e cheio de lendas.

    Hiking Trekking Off-Roading

    Tirei férias de 10 dias então resolvi conhecer umas das montanhas mais famosas do Brasil e do mundo: o Monte Roraima.


    Subir esta montanha era um sonho antigo. Tinha tentado por 2x e não consegui (por questões politicas [fecharam a fronteira] e financeiras [bateram na traseira do meu carro]). Apenas nesta terceira tentativa que consegui.
    Com a pandemia, ou melhor, após ela, os valores para subir o monte roraima subiram bastante. A ideia era fazer em 7 ou 8 dias, mas vi que daria para conhecer todos os pontos que eu queria em apenas 6 dias. Sairia muito mais barato, porém um pouco mais corrido. Tem que dar a sorte de o tempo ajudar também. Resolvi arriscar e deu tudo certo.
    Então, se não faz questão de conhecer a Proa (que é bom ter corda para chegar nela) e o Lago Gladys (que é poluído), e não se importar de andar ~20km em um dia, da para fazer em 6 dias.



    Algumas coisas que deve saber antes de ir:

    • Se fala rorÁÁÁÁÁima, e não rorãinma. Rsrs.
    • Fuso horário é uma hora a menos em relação ao horário de brasília.
    • Boa Vista e o Monte Roraima ficam acima da linha do Equador. Nesta linha, estão localizados os maiores desertos do mundo (Saara, Uyuni, Atacama, etc.), ou seja, é BEM quente e venta muito pouco. A noite em Boa Vista não é fria, apenas no Monte que é (mas nada abaixo de zero).
    • O acesso natural e mais fácil para se chegar ao topo da montanha é indo pela Venezuela.
    • Embora não tenham nos solicitado em momento algum, é bom ter o certificado internacional da vacina contra a febre amarela e do COVID.
    • Só carimbam o passaporte se for para lugares mais distantes na Venezuela. Uma pena. Não recebi carimbo, mesmo levando o passaporte.
    • Leve bastante protetor solar, um bom repelente de mosquito e uma pomada para aliviar a coceira das picadas de mosquito.
    • É obrigatório a contratação de um guia local. Como envolve carros 4x4 para poder chegar até a portaria do parque, é bom contratar uma agência especializada. As Venezuelanas são mais baratas que as Brasileiras.

    O cronograma da aventura de subir o Monte Roraima em 6 dias foi:

    Dia 01 - 21/09/22 - RJ x RR.
    Saída do Rio de Janeiro pegando um avião até Brasília e depois outro avião até a cidade de Boa Vista. Peguei um Uber até o Hostel Roraima. Recomendo usar o app "Indrive" em vez do "Uber". Uber tem poucas opções e sai mais caro.


    Dia 02 e 03 - 22 e 23/09/22 - Passeio por Boa Vista.
    Dia de passeio na capital! Conheci o portal do milênio, complexo Ayrton Senna, Selvinha Amazônica, a UFRR, o bar da familia boa vista, a orla tauman, o mirante da Edleusa, o monumento aos pioneiros, o monumento aos garimpeiros, a catedral e o marco cívico.


    Dia 04 - 24/09/22 - Monte Roraima - Boa Vista (BR) x Paratepuy (VE).
    Ponto de encontro no aeroporto as 4 da manhã, onde pegamos uma van até a fronteira. Lá encontramos o 4x4 da empresa "Roraima Destiny", que nos levou até o centro de Santa Helena de Uiarém para os preparativos iniciais. De lá, pegamos a estrada até a aldeia indígena Paratepuy. Após as orientações iniciais e um lanche bem reforçado, começamos a andar até o acampamento Rio Tek.


    Dia 05 - 25/09/22 - Monte Roraima - Acampamento Rio Tek x Acampamento Base.
    Neste dia tem que atravessar 2 rios. A dica é usar apenas meias como calçado. Isso mesmo, só meias nos pés para atravessar os rios! Nem sapatilhas aquáticas são tão eficientes quanto. Isso porque as pedras são MUITO escorregadias. Usando apenas meias, não escorrega absolutamente nada! É uma ótima dica dada pelos guias.


    Dia 06 - 26/09/22 - Monte Roraima - Acampamento Base x Acampamento no Hotel Principal.
    Dia de chegar no topo do Monte Roraima! Passamos pela escultura natural da America Latina esculpida na parede, uma pequena cachoeira, o primeiro contato com o monte, el mirador, o passo das lágrimas, e finalmente o topo. Acampamos no "Hotel Principal". Se o tempo estivesse aberto, ainda daria para ir no La ventana e na Jacazzi. Como não estava muito aberto, fomos só no cume do Maverick, que é o ponto mais alto do Monte Roraima e depois descansamos.


    Dia 07 - 27/09/22 - Monte Roraima - Conhecendo o tepuy Roraima.
    Neste dia o grupo teve 2 opções: ficar descansando por ali e aproveitar a Jacuzzi e o mirante La Ventana; ou passar 8h andando indo até o mirante Abismo, Valle dos Cristais, Tríplice Fronteira e El Fosso só com mochilinha de ataque. Só eu que escolhi essa opção de andar por 8h. Resto do grupo preferiu ficar por ali curtindo.


    Dia 08 - 28/09/22 - Monte Roraima - Atrativos iniciais do Roraima e a Descida.
    Neste dia começaria a nossa descida. Como andamos bem no dia anterior, o guia Elio e eu resolvemos ir até o mirante La Ventana e a Jacuzzy. O restante do pessoal resolveu ver o nascer do sol no cume do Maverick. Depois disso, começamos a nossa descida até o acampamento Rio Ték. Pro nosso grupo, foi o dia mais cansativo de todos.


    Dia 09 - 29/09/22 - Monte Roraima - O caminho final.
    Dia de despedida do monte. Saímos do acampamento Rio Tek e voltamos até o ponto de controle. Revista rigorosa para saber se não estávamos levando nenhum cristal. De lá, fomos até San Franscisco de Yuruaní para almoçar e comprar lembrancinhas indígenas. Depois, estrada até a fronteira para nos despedimos dos guias. Em sequência, mais uma van até o centro de Boa Vista em uma estrada terrivelmente ruim. Estradas da Venezuela são melhores que a do Brasil.


    Dia 10 - 30/09/22 - Boa Vista x Rio de Janeiro
    Dia de ficar um pouco mais de bobeira em Boa Vista e depois voltar pra casa.

    Em breve coloco fotos e vídeo!

    Mais informações e dicas:

    https://procuradehorizontes.com.br/monte-roraima

    Marcelo A Ferreira
    Marcelo A Ferreira

    Published on 10/04/2022 20:36

    Performed from 09/24/2022 to 09/29/2022

    1 Participant

    Procura de Horizontes

    Views

    899

    Marcelo A Ferreira

    Marcelo A Ferreira

    Arraial do Cabo - RJ - Brasil

    Rox
    1039

    Economista, aventureiro, funcionário público. @mar_celoferreira

    Adventures Map
    linktr.ee/mar_celoferreira


    Minimum Impact
    Manifesto
    Rox

    Bruno Negreiros, Fabio Fliess and 452 others support the Minimum Impact Manifest