Marcelo A Ferreira 18/04/2021 10:01 com 1 participante
    Bonito e viagem de carro pelo MS

Férias de 10 dias passando pelas cidades de Campo Grande, Sidrolância, Nioaque, Jardim, Bonito, Bodoquena, Aquidauana e Rio Verde

Road Trip Caverna Off-Road

Tirei 10 dias de férias e resolvi fazer uma roadtrip no Mato Grosso do Sul. Veio da ideia de conhecer a Cidade de Bonito. Queria aproveitar que iriamos alugar um carro, então conhecer mais lugares. No MS, não quis ficar visitando grandes cidade (como Ponta Porã, Dourados, 3 Lagoas...), e sim aquelas que oferecessem algo no eco-turismo/turismo de aventura/turismo rural. O cinturão turístico da serra da Bodoquena era o que queríamos.

(Gostaria de ter ido até a cidade de Corumbá, mas deixamos para ir nela quando formos para a Serra do Amolar [sentido no MT] e/ou a Bolívia.)

Algumas coisas a saber caso queira ir pra lá:

• Fuso horário é uma hora a menos em relação ao horário de Brasília.
    • As águas de Bonito são muito ricas em minério e é justamente o que as faz serem tão cristalinas. Se beber, como o corpo não está acostumado, provavelmente terá dor de barriga.
    • Para a mulherada: Pelas mesmas razões acima, leve bastante creme de cabelo porque senão eles ficarão uma palha!
    • Possuem o Rio mais cristalino do Brasil e o terceiro no mundo: o Rio Sucuri.
    • Só é possível fazer os passeio em Bonito com Agencia de turismo. São eles que dão o voucher (digital) para poder entrar nas atrações. Sem eles, você nem passa na portaria. Nem adianta querer bancar o desbravador.
    • Compre os passeios com antecedência. Como é uma cidade muito turística, e eles são muito organizados, exite hora para tudo e você pode não conseguir fazer o passeio pretendido. Se planeje.
    • Os preços dos passeios nas agencias são tabelados. Iguais em todas elas. O que muda é a qualidade do atendimento. Um cartelzinho básico camuflado com o nome de organização.
    • Como os moradores locais falam: o mais bonito de Bonito, não fica em Bonito. Fica em Jardim". Concordo. Não só a cidade de Jardim, como a de Bodoquena também. Mas todas fazem parte do cinturão turístico da Serra da Bodoquena que é e onde Bonito se encontra e leva a fama também.
    • As estradas entre uma cidade e outra são impecáveis. Mesmo as de terra. Nas de asfalto, você anda a 120 km/h sem nem perceber. Cuidado com os animais na pista.
    • As histórias sobre os povos indígenas e da guerra do Paraguai são muito interessantes.

Não achei a cidade de Bonito cara. Estadia e refeição achei bem parecido com valores que pagamos em RJ e SP (até mais barato, na verdade). O que é caro lá são os passeios das agencia! Não tem jeito. Eu brincava que durante os planejamentos pré-viagem falava: Eu nem fui ainda, mas nunca mais volto lá. Rs.

No fim das contas, como o negócio é tão organizado, com uma eduação ambietal tão forte, e tão rico em cultura e história (principalemente sobre os índios e a guerra do paraguai) que parece que se está num evento exclusivo, que acaba valendo a pena. Muito organizado e limpo. O lugar realmente é muito bonito. O que antes se achava caro, acaba se tornando um preço aceitável.

Como iríamos alugar um carro, comecei a pesquisar cidades interessante no estado. O MS é um grande pasto com bastantes bois e plantações. Fazendas e mais fazendas.

Cronograma da Roadtrip no MS:

Dia 1 - Chegada em Campo Grande e estrada até Bonito
    Dia 2 - Rio Sucuri e Parque das Cachoeiras, Sucuri é o rio mais cristalino do Brasil e o terceiro no mundo.
    Dia 3 - Rio da Prata e Gruta São Matheus
    Dia 4 - Cachoeira Boca da Onça, a maior do Estado
    Dia 5 - Balneário Ecopark Porto da Ilha, dia para relaxar
    Dia 6 - Estrada pelo trem do Pantanal
    Dia 7 - Estrada para Rio Verde e o Balneário Sete Quedas
    Dia 8 - Conhecer a capital Campo Grande, e voltar pra casa

Os únicos lugares que estava no planejamento e não fomos, foram: a cidade de Coxim para poder ver a piracema. Não fomos porque já estavamos saturados de ver peixe nas outras cidades; e a cachoeira Los Pagos em São Gabriel do Oeste, que não fomos por causa do cansaço mesmo.

Aluguei uma gopro com meu amigo Bruno Martins, que fez a travessia da Serra Fina comigo. Se voce é do RJ e não tem uma, fale com ele.

Vídeo Relive dessa aventura

Mais informações, fotos, opniões pessoais, lugares, valores, etc... tudo aqui: