AventureBoxExplore
Create your account
Trilha na Cabeça do Dragão, no Parque Estadual Três Picos

Trilha na Cabeça do Dragão, no Parque Estadual Três Picos

Nascer do sol do dia de Páscoa em um dos lugares mais bonitos do RJ.

Trekking Mountaineering

Dia 20/04/2019 – Caminho até o Parque

Pegamos o carro e partimos sentido a Friburgo. Chegando na pousada dos Paula, minha ideia era seguir adiante o mais próximo possível do início da trilha, porém a estrada piorou significativamente desde a última vez que fui no parque. Consequência: deixei o carro ali no estacionamento da pousada, onde cobram uma taxa de R$ 10, e dali fomos andando. Acabou acrescentando uns 2 km a mais na caminhada, mas achei melhor do que ter que ir para um mecânico depois.

Fomos andando até que chegamos no no camping. Conversamos com os guardas, assinamos o livro de presença e fomos montar nossa barraca. O camping estava um pouco cheio. Aproximadamente umas 30 a 40 barracas, mas com algumas pessoas indo embora. Barraca pronta, era hora de comer. Levamos nossos lanches para o banco ali no camping e ficamos conversando com o pessoal. Agora era só relaxar.

Começou a anoitecer e o frio chegar. Botamos os casacos e vimos a fumaça sair de nossas bocas dado o frio. Estava frio, mas não estava absurdo não. Lá costuma fazer MUITO frio. Friburgo é a cidade mais fria do RJ, mas demos sorte dessa vez.

Ajudamos a montar a fogueira para nos aquecer. Ficamos conversando com os mineiros que estavam ali, bebemos nosso vinho, jantamos e jogamos mais conversa fora junto a fogueira. A lua cheia estava absurda de linda. Clareava todo o camping.

Já um pouco cansados, fomos dormir. Despertador para as 4 da manhã para poder ver o nascer do sol lá na cabeça do dragão.

Dia 21/04/2019 – Páscoa na Cabeça do Dragão

Acordamos as 4, tomamos nosso café da manhã e partimos para trilha.

Andando em meio a escuridão, iluminando o caminho com nossas lanternas e a luz da lua cheia, comentamos em como tínhamos dormido bem. Não sentimos frio e não teve nenhum ronco perto da nossa barraca, hahaha.

O caminho estava bastante molhado e com lama em alguns pontos. Agrademos por nossas botas serem impermeáveis. Antes de chegar no cume em si, resolvemos parar num mirante que tem antes da subida da cabeça do dragão em si e ver o nascer do sol ali mesmo. Tinha um casal ali então pedimos para eles tirarem fotos nossas, hehe. Foi bem legal. Casal gente boa.

Chegando no cume vi que não tinha mais livro de cume. Uma pena. Fizemos algumas fotos, um piquenique e então voltamos para o camping. A ideia era ir fazer a trilha da caixa de fósforo, mas já estávamos satisfeitos. Descansamos mais um pouco, comemos chocolate que levamos para a páscoa, e começamos a descida de volta para o carro.

No caminho de volta, pedi carona para um casal que tinha feito de sua kombi um motorhome. Muito legal. Nos levou até onde meu carro estava estacionado. Agradeci ao casal do motorhome, paguei o estacionamento e então pegamos a estrada.

Antes, paramos no "posto dos amigos" para almoçar de verdade. Comemos e na hora de pagar, o dono parecia que não ligava muito para dinheiro: falou que poderia pagar um outro dia que viesse ali, e que o importante é encher a barriga. Hehehe. Legal mas paguei mesmo assim rs.

No caminho, paramos no mercado Guti para sacar dinheiro (caixa 24h) para o pedágio e então partimos pra casa. Muito bom. Uma ótima páscoa.

https://marceluferreira.blogspot.com/2019/04/pascoa-na-cabeca-do-dragao.html

Marcelo A Ferreira
Marcelo A Ferreira

Published on 04/25/2019 11:31

Performed from 04/20/2019 to 04/21/2019

Views

1941

3
Vitor Hotz Partiu Trilha
Vitor Hotz Partiu Trilha 04/29/2019 09:32

Fotos iradas mano !! Parabéns !!

Marcelo A Ferreira
Marcelo A Ferreira 04/29/2019 09:53

Valew vitor. O lugar é lindo, ai facilita bastante. hehe.

Dayani Batista
Dayani Batista 12/04/2019 21:55

Nossa!! Que foto linda!!

Marcelo A Ferreira

Marcelo A Ferreira

Arraial do Cabo - RJ - Brasil

Rox
781

Economista, aventureiro, funcionário público. @mar_celoferreira

Adventures Map
linktr.ee/mar_celoferreira

899 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Peter Tofte, Bruna Fávaro and 385 others support the Minimum Impact Manifest