Marcelo A Ferreira 16/04/2019 09:35
    Trilha no Parque Estadual Ibitipoca, em MG

Um final de semana Conhecendo um dos parques mais famosos e procurados de MG. Percurso da janela do céu e o circuito das águas.

Chegamos no dia 12, sexta-feira a noite, na pousada Aquarius. Descarregamos nossas mochilas e já tratamos de dormir porque o dia seguinte prometia ser bem agitado.

Dia 13 acordamos cedo, tomamos nosso café da manhã e partimos para o parque. R$ 25 a entrada. Fomos fazer o circuito da janela do céu. Pelo caminhos tem vários atrativos (mirantes e grutas). Fomos visitando as grutas e mirantes para ver se chegávamos lá na janela do céu por volta das 12h e assim ver se o tempo abria. Deu certo.

Saindo da janela do céu, com uma água um pouco gelada, fomos seguindo o caminho até que chegamos na cachoeirinha. Muito linda. Vale a pena perder um tempo ali. E a água não é tão gelada.

Fomos seguindo com a ideia de ir até o pico do pião. Mas, como tínhamos hora para voltar para portaria, resolvemos abortar essa ideia e deixar para uma próxima ida até o parque (e tomara com um tempo mais aberto na próxima vez, hehe). O cansaço tinha batido também.

Voltamos até portaria e fizemos nossa "almojanta" em um restaurante pelo caminho ("dna maria" R$ 20). De volta à pousada, tomamos um banho e descansamos por uns minutos. Anoiteceu e partimos para conhecer a cidade. Um charme. Vale a pena conhecer. Tomamos um caldo de abóbora com gorgonzola e dançamos um forró. Muito bom.

Dia 13, tomamos nosso café na pousada e fomos mais uma vez para o parque para fazer o circuito das águas. Não dava nada por esse circuito, mas até que me surpreendeu. Muito bonito.

Voltamos para a pousada, arrumamos nossas coisas e partimos para casa já com vontade de voltar. Pico do pião ficou para a próxima.

Ibitipoca é lindo. Mesmo com tempo fechado vale muito a pena conhecer. A cidade é muito charmosa também. Tudo de bom.