/abcdn.aventurebox.com/production/uf/6123e2bfd29d7/adventure/614b647122c69/614b647127f89-2.jpg)
Situada na estrada que liga os municípios de Petrópolis e Teresópolis. A caminhada até o cume dessa montanha imponente não foi fácil. O dia estava quente e o ar seco, dificultando a ascensão. Em outra ocasião estive perto do Jacó, agosto de 2020 tive o prazer de conquistar o Pilatos, montanha vizinha do Jacó. Tinha uma ideia do que viria pela frente, a trilha que leva a essas duas montanhas é a mesma até um certo ponto. A primeira vez que estive no Pilatos, os moradores da região estavam proibindo a passagem até a montanha. Meu amigo Adriano alguns meses depois teve o trabalho árduo de abrir um novo caminho para não ter mais problemas com os moradores, possibilitando a nossa caminhada e a de outros montanhistas. Começamos a caminhada por volta das 08:30. Para chegar até a trilha do Jacó é necessário ganhar 4 morros bem exigentes.
Foto tirada um pouco antes de ganhar o quarto morro
Subimos com calma para admirar a paisagem que é linda, levamos 2 horas para chegar a trilha do Jacó. Após ganhar os 4 morros e chegar a uma laje de pedra, começa a parte mais difícil da trilha. Capins com mais de 1,80 de altura embaraçam a trilha, dificultando a localização exata.
Após passar pelos capins, começa a descida até o Vale do Jacó, descendo você se depara com o gigante Jacó bem na sua frente. O nome de Jacó foi dado por causa do vale que passa ao lado da montanha. Vale do Jacó.
Douglas e Adriano descendo em direção ao Vale
Após descer o vale e ganhar um desnível leve, chega a parte mais técnica da trilha. Uma escalaminhada de uns 12 metros. Levamos uma corda para nossa própria segurança.
Escalaminhada
Passando pela parte da escalaminhada, seguimos em direção ao cume. O calor castigava, tornando a ascensão bastante cansativa. Levamos mais de 2 litros e meio de água e tivemos que economizar para a volta.
Pilatos
Um pouco antes de chegar ao cume, passando por uma laje extensa de pedra, à esquerda é possível visualizar o Pilatos, mencionado no início do relato.
Visual do Cume
A visão do cume é simplesmente espetacular, podendo admirar algumas montanhas do PARNASO.
Verruga do Frade no canto esquerdo e Pedra da Cruz no canto direito.
Verruga do Frade, Pedra da Cruz, Papudo, Sino e Pipoca.
Agradecimentos ao meu Amigo Adriano que me guiou até essa montanha incrível.
Muito Obrigado 🤘
Bela empreitada. Show de fotos 💪🏻⛰️📸
Obrigado camarada! 🤘🙌⛰
Boa meu amigo!!! 💪🏻💪🏻💪🏻💪🏻
Obrigado meu amigo 👊🤘
Xará... que beleza!!! Mandou muito bem! Continue contribuindo com os relatos.
Valeu Xará ⛰🙌
Mandou muito!!
Obrigado Bruno!! 👊🤘