/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5e5844f543368/adventure/5e6037d396b6b/5e6037d399bf9-2.jpg)
Cerro Mururata 5871m
Mururata é uma montanha na Cordilheira Real da Bolívia. Aproximadamente 35 km a leste de La Paz, pouco movimentado por trekkers.
High Mountaineering Trekking MountaineeringO Cerro Mururata é uma otima montanha para testar as habilidades de caminhada no gelo. Uma longa geleira e um relativo bom acesso. Aconselho a aventura.
Montanha pouco procurada por montanhistas e agências, atinge os 5871m, sendo uma otima opção para a aclimatação para realizar alguma 6000+ nos Andes.
Saimos bem cedo da capital e rumamos para a parte rural do Macrodistrito Sur, na região. O Mururata se localiza entre a região de Takesi e do imponente Ilimani 6442m.
Este e o ponto inicial da caminhada, onde o transporte nos deixou e os porteadores levaram nossos equipos para o platô de acampamento.
Foram 5h de caminhada ate o ponto do pernoite.
Altos visuais numa trilha bem legal de se fazer. Acima, Pico Takesi com seus 5500m.
Trilha por uma geleira seca.
O topo do Mururata ja era possivel de ser avistado. Os cascalhos da trilha desgastam demais os tornozelos. São varios passos em falso.
Paisagem típica dos Andes e suas lhamas.
Ja chegando na área de camping, 5h depois do inicio da caminhada. Caminhos sinuosos, procurei andar mais afastado para somente poder ouvir os meus passos e a respiração. Minha equipe era formada de 2 guias e 1 responsavel pela alimentação do grupo. Muito profissionais.
Uma cozinha numa expedição dessa faz toda a diferença.
Acampamento montado, foi so esperar o por do Sol.
As cores foram indescritíveis. Toda aquela massa gelada com cor de brasa...
Rederam varias fotos de cartão postal.
Iniciamos o ataque ao cume as 2h da manhã. A previsao era de 8h de subida. O combinado era voltar as 10h30 de onde estivesse. Estavamos em Junho, com temperaturas bem baixas. Ao sair do acampamento, marcava -8° e sem vento. Porem havia nevado muito nas semanas anteriores, e o campo de gelo estava bem fofo. Enterravamos ate proximo dos joelhos na neve. O esforço foi dobrado em todo o percurso. Caminho em ziguezag, passamos por varias fendas assustadoras, com uma pequena abertura mas muito profundas. Conseguimos atingir o topo as 10h em ponto.
Topo do Mururata 5871m. Estava com tanto gelo que nem as formaçoes rochosas estavam aparentes...
Foi um esforço muito grande subir essa montanha com tanta neve.
Pra descer, todo santo ajuda. Fizemos em 3h30 todo o percurso descendo.
Ja da estrada, e possivel ver o Mururata 5871m e o Ilimani 6442m.
Estou organizando uma Andes trip para 2021. Roteiro de altas montanhas, (Condoriri, Mururata, Huayna Potosi e Parinacota + Geyseres do Sajama e Deserto do Atacama Norte) se houver interesse, entre em contato!
Opa! Blza? Você fiz a trilha em 3 dias no total? Acha que é uma boa opção para treinar pra Huayna na mesma viagem?