Marcelo Guimaraes 01/03/2020 21:34
    Parque Estadual dos Três Picos - Nova Friburgo RJ.

A mais bela formação rochosa do Brasil. A "Meca" da escalada em nosso país.

Montanhismo Trekking Hiking

O Parque Estadual dos Três Picos é uma região muito especial, formando um cinturão de montanhas fantasticas, entre Teresópolis, Nova Friburgo e Cachoeiros de Macacu.

Subimos a Serra dos Órgãos com o intuito de fazer 3 atividades:

Caixa de Fosforos;

Cabeça do Dragão;

Base do Capacete.

Concluimos com êxito o planejamento, ficando hospedados na Republica 3 Picos, propriedade do Paulo Mascarin.

Lugar ímpar. Recomendo.

A Caixa de Fósforos e uma formação que nos faz pensar nas forças da Natureza e como o equilíbrio constroe o nosso planeta. Uma enorme rocha apoiada por apenas alguns metros de base. So vendo pra acreditar.

O último monolito apoiado na montanha. Impressionante.

O visual de lá e do lado teresopolitano. A face Oeste do PE 3 Picos.

Saimos da Caixa de Fosforos e rumamos ao Pico Cabeça do Dragão, para assitir o poente, que prometia.

São 2h de trilha da Caixa até o Dragão.

Descansamos um pouco no maravilhoso Vale dos Deuses, numa sombra fresca aos 1400m de altitude.

A trilha de acesso ao Dragão é muito bonita e bem demarcada.

Altos visuais de tirar o fôlego!

Vá com calma neste pico e registre todos os ângulos possiveis!

A vista para o Três Picos (2366m) é surreal.

E ainda tinha o Por do Sol por vir...

Este acima e chamado de Ronca Pedra, com 2106m. Acesso dificil, nao havendo muitos registros de acessos ultimamente.

O imenso Pico da Caledônia (2259m)

também e possivel de apreciar do cume do Dragão.

O grande Vale dos Frades domina a paisagem. Ao fundo é possivel admirar toda a Serra dos Órgãos e as montanhas do Parque Nacional.

Cores Fantásticas.

No dia seguinte, acordamos 4h e tocamos pra cima para a Base da Pedra do Capacete (2200m).

Assistimos um belo nascente...

E o Tres Picos fica bem perto... chega a assustar o tamanho da montanha!

Essa trilha e facil, porem com um grande ganho de altitude em pouca distancia. Não ha pontos de coleta de água.

No fim, o descanso merecido e a volta para o caos urbano...

Marcelo Guimaraes

Publicado em 01/03/2020 21:34

Realizada de 16/08/2019 até 18/08/2019

Marcelo Guimaraes

Niterói

Preparador físico para alta montanha. Quer escalar uma 6000+ ?? Fale comigo. Consultoria e Expedições.

Dri @Drilify, Fabio Fliess e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.