AventureBoxExplore
Create your account
Pedra da Mina bate e volta (Via Paiolinho)

Pedra da Mina bate e volta (Via Paiolinho)

Conhecida como uma trilha de categoria "difícil", foi vencida em 12h no total.

Trekking Hiking Mountaineering

Saimos de Niterói as 22h e viajamos pela madrugada ate Passa Quatro, chegando por la as 2h30 da manhã. Nosso transporte foi feito pela Patricia Esther (Adventure Transfer), iniciando a trilha as 3h15.

O tempo ainda estava fechado, mas a previsão era de Sol a pino. Uma ventania foi prevista para esse dia, limpando a atmosfera e reduzindo para muitos graus abaixo de zero a sensaçao térmica. No mesmo dia, na estação meteorológica do Pico do Couto (Itatiaia), foram registrados ventos de 60km/h e rajadas que chegaram a 90km/h e a temperatura minima foi de +2°. Acredito que no topo da Pedra da Mina, na qual eu cheguei as 9h50, os ventos estavam por ai (80km/h). Era dificil de ficar em pé. Quando acessamos a crista ao lado da "cratera", o vento era tão forte que me jogava totalmente para o lado esquerdo (Vale do Ruah). Consegui ficar 5 min no topo, assinei o livro com os dedos duros, e comecei a descer. Estava lindo la em cima, porém, no Brasil foi a minha experiência mais fria de todas, sem duvida!

A descida é sempre cruel, minando a resistência dos joelhos, dando mais trabalho para o psicologico bloquear o cansaço e as dores. Sou adepto de nao usar bastoes de caminhada, mas nessa trilha usei meu antigo bambu ancião de trilhas.

Deu tudo certo! Nenhum machucado!

Terminei a trilha na Fazenda Serra Fina as 15h. Meus amigos desistiram de subir logo após o temido trecho conhecido como "deus me livre". O vento rufava neste momento. Me aguardavam la no fim, onde marquei as 17h para o resgate. Telefonei para a Patricia e ela prontamente nos buscou antes do horario.

Chegamos na pousada e mandamos 2 pizzas Maracanã para ir as forras com o desgaste físico.

Trilha dificil. Quem

tem problemas no joelho, tornozelo ou quadril, nao acesse essa trilha.

Marcelo Guimaraes

Marcelo Guimaraes

Niterói

Rox
70

Preparador físico para alta montanha. Quer escalar uma 6000+ ?? Fale comigo. Consultoria e Expedições.

Adventures Map

86 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Fabio Fliess, Renan Cavichi and 385 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Bruna Fávaro, Renan Cavichi and 140 others support the Together page.