AventureBoxExplore
Create your account
Parque Estadual Lago Azul

Parque Estadual Lago Azul

Unidade de Conservação Parque Estadual Lago Azul - Campo Mourão/Luiziana - Paraná

Mountain Bike Waterfall

Depois de vários meses sem aquela visita, hoje resolvi aparecer na Unidadede Conservação Parque Estadual Lago Azul que compreende os municípios de Campo Mourão e Luiziana, no Paraná. Um lugar muito especial pra mim, pois trabalhei/estagiei lá entre 2012 e 2014, como Educador Ambiental/Condutor, durante minha Faculdade de Turismo e Meio Ambiente (UNESPAR).

A criação do Parque foi uma medida de minimizar os impactos causados pela construção da Usina Hidrelétrica São João, com projetos iniciados no final da década de 40, para suprir a demanda por energia elétrica pelos centros urbanos em expansão no Noroeste do Estado.

Depois da Usina Hidrelétrica São João, ainda veio a Usina Hidrelétrica Mourão 1, com início das operações no início da década de 60, utilizando o mesmo Rio Mourão como propulsor de suas turbinas, bem como o desnível da Cachoeira Salto São João.

Somente em 1997, pelo Decreto Estadual n° 3256 de 30 de Julho, o local se torna oficialmente uma Unidade de Conservação, com o nome Parque Estadual Lago Azul.

Ainda, após muitos estudos em diversas áreas do conhecimento, em 2005 o Parque ganha seu Plano de Manejo. Um documento que determina as políticas de uso, delimitações, regras a serem obedecidas, a fim de contribuir com a Conservação da Unidade.

O Parque tem como peculiaridade a presença de duas coberturas florestais, sendo, a Floresta Estacional Semidecidual e a Floresta Ombrófila Mista, apresentando ainda fragmentos do Bioma Cerrado. Sua fauna e flora são riquíssimas em espécies, por conta da fusão desses distintos Ecossistemas.

Com uma área de 1.865,92 hectares, somados ás 7 RPPN's (Reserva Particular do Patrimônio Natural) no entorno da Unidade, abrange uma imensa área de zona de amortecimento, como corredores ecológicos.

O Parque é um incrível atrativo turístico da região, visitado pelos mais diversos públicos. O Reservatório da Usina Hidrelétrica Mourão 1, que está dentro dos limites do Parque, apresenta um enorme potencial turístico, para esportes náuticos, pesca esportiva, trilhas, pousadas, campings. E na outra extremidade do Parque, com maior cobertura florestal, ainda dispõe de um Centro de Visitantes e duas trilhas em meio a Floresta.

A trilha Aventura, com aproximadamente 3,5 km de extensão, passa pelo leito Rio Mourão, tendo seu percurso percorrido por dentro do rio, sentido montante, em boa parte do percurso. Os grandes atrativos ficam por conta das Cachoeiras Salto Belo e Salto São João, com significativo volume de água. Ainda podemos observar em meio a floresta, as ruínas da antiga Usina São João, unitilizada na década de 60, com o início das operações da Usina Hidrelétrica Mourão 1.

Essa trilha é somente guiada (com a presença do guia/condutor), com horários pré-programados de saída e retorno. A idade mínima para realizar essa trilha é de 14 anos. Pois o próprio nome já diz, é uma bela aventura, com nível de dificuldade moderado. A trilha tem restrições de uso conforme o volume das precipitações pluviométricas, pois fica muito escorregadia, bem como há o aumento da vazão do Rio Mourão, impossibilitando o acesso.

A trilha Peroba, com aproximadamente 4,5 km de extensão, é auto-guiada, podendo ser percorrida sem a presença do guia/condutor. Apesar de mais extensa, o nível de dificuldade é fácil. Assim como na Trilha Aventura, o início é no Centro de Visitantes, onde é preenchido um cadastro de visitação, antes do acesso ás trilhas. A trilha Peroba percorre a densa floresta, passando por uma bela cascata e uma ponte rústica, em madeira e cordas, e ainda um magnífico lago, retornando novamente ao centro de visitantes.

Localizado a pouco mais de 10 km de Campo Mourão, sentido Luiziana, o acesso ao Parque é pela BR 487, logo depois de passar pela ponte e barragem da Usina Hidrelétrica Mourão 1.

Os dias e horários de visitação na Unidade de Conservação estão descritos na entrada do Parque, sendo: de Terça-feira a Sexta-feira das 08:00 ás 17:00, e Sábados, Domingos e Feriados das 14:00 ás 17:00. Ainda estão expressas as recomendações de uso de máscara e álcool em gel nas dependências do Parque.

Programe-se, visite-o, pois é um ótimo lugar em meio a Natureza, para sair da rotina e da correria do dia-a-dia.

Recomendadíssimo.

Marcelo Knieling
Marcelo Knieling

Published on 06/26/2021 18:30

Performed on 06/26/2021

Views

158

Marcelo Knieling

Marcelo Knieling

Campo Mourão - PR

Rox
247

🇧🇷 CEO KN ADVENTURE 🌎 Turismólogo 🌐 Gestor do Turismo ⛺ Aventureiro 🏔 Montanhista 💪 Escalador 🚵 Ciclista Road/MTB 📸 Aspirante a Fotógrafo 💗 @elisangela.knieling

Adventures Map
instagram.com/marceloknieling?igshid=cpctei8vh9kz

1 Posts


267 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Renan Cavichi and 405 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Renan Cavichi, Peter Tofte and 156 others support the Together page.