AventureBoxExplore
Create your account
Agulha do Diabo

Agulha do Diabo

Escalada da Agulha do Diabo em 23 de agosto de 2013.

Climb Mountaineering

A Agulha do Diabo é uma montanha localizada no coração do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis/RJ. Sua escalada já foi considerada uma das top 15 do mundo por uma revista estrangeira de atividades outdoor. É uma escalada clássica, em estilo totalmente tradicional, com uma aproximação longa e em uma área isolada e de difícil acesso.

O nosso propósito neste dia era registrar imagens inéditas da Agulha, utilizando um drone que seria pilotado pelo Deyvisson enquanto eu guiaria as cordadas. Não é uma escalada difícil, muitos consideram a aproximação como o crux da via, mas a logística para passar todo o equipamento (drone, filmadora e várias baterias extras) pela Agulha acima é que foi o desafio. Mas o resultado ficou muito legal, e acredito que até o presente momento esse tipo de filmagem ainda não foi repetido por lá.

Pra quem quiser ver o vídeo completo, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=Cbk-uBXvnVw

Escaladores: Marcelo Vieira e Deyvisson Bastos.

Todas as imagens aéreas são de autoria de Deyvisson Bastos.

Marcelo Vieira
Marcelo Vieira

Published on 11/06/2015 14:11

Performed on 08/23/2013

Views

2896

6
Ricardo Tadeu Garrido
Ricardo Tadeu Garrido 11/08/2015 22:55

Assistindo vídeo de vcs. Muito bom. Qdo voltar a Agulha vou levar a gosto e fazer um registro tb. Parabéns a vcs!!

Renan Cavichi
Renan Cavichi 11/08/2015 22:56

Primeiras imagens de Drone em escaladas que eu vejo! Fantástico Marcelo

Marcelo Vieira
Marcelo Vieira 11/08/2015 23:56

Obrigado Ricardo e Renan. Deu trabalho levar todo o equipo pra cima, mas o resultado valeu a pena. Abraço!

Divanei Goes de Paula
Divanei Goes de Paula 06/28/2018 15:56

Belas fotos Marcelo, Pode ,me dizer quantas proteções tem na chaminé da Unha, tipo tem uma proteção no meio dela ou se sobe tudo até o final ? Quantos metros tem essa chaminé e se ela é o ponto mais crítico da escalada para os novatos?

Marcelo Vieira
Marcelo Vieira 07/01/2018 20:16

Obrigado Divanei. A.chaminé da Unha tem 3 grampos, e acredito que tenha aproximadamente 25m. É uma chaminé bastante confortável, só os 2 primeiros metros de saída que são apertados. Dizem que o ponto mais crítico é o cavalinho, que vem logo antes dela, uma fenda de meio corpo em diagonal. Nada muito difícil, na minha opinião. Lembrando é claro que a Unha é uma pedra solta, e se sobem mais de dois escaladores ao mesmo tempo voce a sente balançar.

Divanei Goes de Paula
Divanei Goes de Paula 07/04/2018 12:49

Hehehehe, para os novatos quanto mais exposto pior, pela parte psicológica de despencar de muito alto. No Dedo de Deus achei as chaminés muito fácil, gosto de chaminé, tenho até facilidade por ser magrinho, mas ir subindo, subindo e não ver a proteção, confesso que não é uma coisa muito boa, mesmo sabendo que é difícil cair, rsrsrsrsrsrsrrs. Bom, sei lá , só vendo pra saber, valeu muito pelas dicas. Grande abraço !