Marcelo Vieira 18/08/2015 20:01
    Cerro Vallecitos (5460 m) em Um Dia

Alta Montanha Montanhismo

Cume do Cerro Vallecitos (5460 m) atingido no dia 4 de janeiro de 2014 desde o Refugio Mausy (2900 m). A nossa ideia era fazer o ascenso da forma mais roots possível, sem apoio logístico. Tomamos o ônibus em Mendoza, em direção a Piedras Blancas, no dia 2 de janeiro. O ônibus nos deixou na curva de acesso a Vallecitos, a 1800 m. Seguimos eu (com uma mochila de 18 kg) e a Adriana (com uma de 12 kg) por 14 km de estrada de rípio e uma subida de 1100 m, e em 5 horas estávamos no refúgio Mausy. Tiramos o dia seguinte para descanso, e no dia 4 de janeiro saímos às 6:15. Em 7h 40 min estávamos no col entre o Plata e o Vallecitos (5200 m) e em 9h 30min estávamos no cume do Vallecitos (5460 m). As condições climáticas estavam épicas, para ter uma ideia fizemos o cume com segunda pele somente, sem nem mesmo luvas (as parkas e guantes foram amarrados na cintura, levamos somente para passear). Os demais montanhistas que passavam por nós de botas duplas e abrigos de pluma nos olhavam estranho, mas nossa ideia era subir leve, e tivemos um dia abençoado pra essa tentativa. Depois de passar po La Holada, a 4600 m, não consegui comer mais nada, e fiz cume com gel e barra de cereal. A Adriana conseguiu forçar um pouco de comida salgada pra dentro, e chegou ao cume em melhores condições que eu. A baixada foi tranquila, e em 5 horas depois estávamos no refúgio Mausy novamente, dando um total de 27 km e 5000 metros de desnível acumulado, que fizemos em 14h 20min. Como nesta região os dias de verão são longos, chegamos ainda com a luz do sol. Agradecimentos à Vanessa, Guille e Alejandro do Refúgio Mausy pela acolhida em Vallecitos. Tracklog e dados em http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5980741.