Marcelo Vieira 14/08/2015 18:37
    Travessia da Serra Fina em 12 Horas

Travessia completa da Serra Fina em 12 horas, iniciando 4 km antes da Toca do Lobo, em Passa Quatro, e concluída na BR354, em Itamonte

Montanhismo Hiking

A Serra Fina é um sonho antigo. Não conhecia a trilha, apenas o trecho inicial que corremos uma semana atrás, na prova da KTR. Com a previsão de condições de tempo excelentes para o final de semana, decidi executar o projeto em um dia, levando apenas o mínimo, necessário e suficiente. Iniciei a caminhada às 06:31, 4 km antes da Toca do Lobo (queria chegar aquecido no início da trilha), e às 19:15 estava chegando na BR 354 (que liga Resende a Itamonte). A trilha propriamente dita foi executada em 11h45min. Foram aproximadamente 36 km percorridos, com um desnível positivo de pouco mais de 3100m. A maior parte do percurso corre entre 2500 a 2600m, um visual incrível, passando por mais de 20 cumes secundários de crista e 6 grandes cumes principais, além é claro da Pedra da Mina, que com seus 2797m é o 5º ponto mais alto do Brasil. A travessia foi executada em solitário e à vista (sem conhecimento prévio do percurso), o que torna o projeto psicologicamente um pouco mais desafiador, pois há o risco de se perder, principalmente na segunda metade do percurso após a Pedra da Mina. Quero agradecer à Adriana, minha esposa e parceira de aventuras, sem o apoio da qual este projeto não teria sido possível. Embora não estivesse comigo na trilha, foi ela quem me levou e me resgatou no final, e a certeza de que estava esperando por mim no final da estrada foi a força que eu precisava para continuar. Tracklog e dados em http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=6766123.