/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5ed0417250925/adventure/60990d8a6fd1c/6099249494367-2.jpg)
Rapel na Pedra Furada, Venturosa-PE
Rapel na Pedra Furada, icônico monumento natural do município de Venturosa, agreste de Pernambuco.
Rapel Hiking EscaladaEm minha primeira publicação aqui no Aventure Box, resolvi privilegiar minha aventura no belíssimo e ainda pouco explorado bioma da caatinga.
Situado entre o sertão e o agreste pernambucano, a 250km de Recife, está o Parque Municipal da Pedra Furada (35.000m²), que tem seu nome devido ao icônico monumento natural: um viaduto de granito esculpido pela natureza em meio à paisagem semi-árida.
O Parque não cobra taxa, não dispõe de qualquer estrutura e tem como única opção um modesto bar na entrada, que oferece banheiros igualmente simples, água, bebidas e algum cardápio para almoço, mas eu aconselho que leve seu lanche.
Para conhecer a Pedra Furada, pode-se chegar de meios próprios, o GPS do carro vai conduzir à portaria sem maiores problemas, onde você poderá estacionar o seu carro e subir os 360 degraus que levam à base da pedra.
Mas não se preocupe se você está sedentário, suba no seu ritmo, sem pressa, pare quantas vezes for necessário para recuperar o fôlego e aproveite para apreciar a paisagem e tirar boas fotos. Logo, logo vencerá os degraus.
Como a minha intenção era fazer o rapel, eu contratei o passeio em grupo com a Extreme Esportes - (81) 99871-4319 - e recomendo. Eles têm guias experientes e fornecem todo o equipamento de segurança necessário.
O rapel é feito a partir do topo da pedra, podendo descer de ambos os lados, e tem entre 50 e 60 metros de altura. Para chegar até o local de início, terá que subir uma pequeno trecho com apenas um ponto de "frio na barriga", mas nada demais para quem se dispôs a descer pendurado em uma corda, né?
Se você não quer fazer o rapel, pode ir apenas para conhecer, apreciar a vista e passar uma tarde recarregando as energias, porém você terá que esperar até que todo o grupo termine a atividade, que é feita de dois em dois, mas vale a pena.
Uma atração à parte são as pinturas rupestres (infelizmente parcialmente vandalizadas) que datam de mais de 7.000 anos e denunciam a ocupação do local por nossos ancestrais.
Enfim, a região é rica, conta ainda com o Parque Nacional do Vale do Catimbau e a travessia dos Três Cumes no Brejo da Madre de Deus entre outras aventuras, mas isso fica para outra publicação.
Veja o vídeo dessa aventura no Youtube no canal da JD Bela Vista Drones, procure por JD na Pedra Furada.
Se gostou do artigo, dê um Rox 🤘🏼, deixe um comentário e me siga! 🙏🏼
Um abraço! 👊🏼😉🌵🦎☀️
