Marcio Mafra 10/05/2021 09:56
    Rapel na Pedra Furada, Venturosa-PE

Rapel na Pedra Furada, icônico monumento natural do município de Venturosa, agreste de Pernambuco.

Rapel Hiking Escalada

Em minha primeira publicação aqui no Aventure Box, resolvi privilegiar minha aventura no belíssimo e ainda pouco explorado bioma da caatinga.

Situado entre o sertão e o agreste pernambucano, a 250km de Recife, está o Parque Municipal da Pedra Furada (35.000m²), que tem seu nome devido ao icônico monumento natural: um viaduto de granito esculpido pela natureza em meio à paisagem semi-árida.

O Parque não cobra taxa, não dispõe de qualquer estrutura e tem como única opção um modesto bar na entrada, que oferece banheiros igualmente simples, água, bebidas e algum cardápio para almoço, mas eu aconselho que leve seu lanche.

Para conhecer a Pedra Furada, pode-se chegar de meios próprios, o GPS do carro vai conduzir à portaria sem maiores problemas, onde você poderá estacionar o seu carro e subir os 360 degraus que levam à base da pedra.

Mas não se preocupe se você está sedentário, suba no seu ritmo, sem pressa, pare quantas vezes for necessário para recuperar o fôlego e aproveite para apreciar a paisagem e tirar boas fotos. Logo, logo vencerá os degraus.

Como a minha intenção era fazer o rapel, eu contratei o passeio em grupo com a Extreme Esportes - (81) 99871-4319 - e recomendo. Eles têm guias experientes e fornecem todo o equipamento de segurança necessário.

O rapel é feito a partir do topo da pedra, podendo descer de ambos os lados, e tem entre 50 e 60 metros de altura. Para chegar até o local de início, terá que subir uma pequeno trecho com apenas um ponto de "frio na barriga", mas nada demais para quem se dispôs a descer pendurado em uma corda, né?

Se você não quer fazer o rapel, pode ir apenas para conhecer, apreciar a vista e passar uma tarde recarregando as energias, porém você terá que esperar até que todo o grupo termine a atividade, que é feita de dois em dois, mas vale a pena.

Uma atração à parte são as pinturas rupestres (infelizmente parcialmente vandalizadas) que datam de mais de 7.000 anos e denunciam a ocupação do local por nossos ancestrais.

Enfim, a região é rica, conta ainda com o Parque Nacional do Vale do Catimbau e a travessia dos Três Cumes no Brejo da Madre de Deus entre outras aventuras, mas isso fica para outra publicação.

Veja o vídeo dessa aventura no Youtube no canal da JD Bela Vista Drones, procure por JD na Pedra Furada.